O site oficial de turismo do México traz uma categoria reservada para os destinos mais inóspitos e remotos do país: os ‘territórios indomáveis. Ali, o contato com a natureza é o prêmio para aqueles que se atrevem a ir além do corriqueiro. São eles que vão ganhar a recompensa de viver em um México inexplorado.
O México tem de tudo: desertos, florestas, selvas, montanhas e destinos costeiros que poucos viram. Você está pronto para conhecê-los?
Leia também: Por que Belize é perfeito para viagens em família
Sierra La Giganta, Baja California Sur, um dos territórios indomáveis do México
Mergulhe em uma das áreas mais bonitas do México. A Reserva da Biosfera Sierra La Giganta e Guadalupe está localizada ao norte de Loreto, Baja California Sur.
La Giganta é um dos lugares preferidos dos turistas que gostam de ecoturismo. As principais atividades para fazer na área são cavalgadas, rapel, mountain bike, caminhadas e trekking. E as paisagens são dignas das melhores fotos.
A área possui espécies endêmicas como o pau-ferro (flora), que pode viver até mil anos, e o carneiro selvagem. Além de beleza natural, você encontrará pinturas rupestres que capturam a vida de colonos pré-hispânicos e inúmeros vestígios arqueológicos.
De Loreto, uma parada obrigatória em sua visita a La Giganta é La Misión San Javier. É considerada a joia das Missões da Baixa Califórnia, por sua arquitetura barroca e excelente nível de conservação.
Esta área é famosa pelo grande número de Missões da época colonial. Este é o pretexto perfeito para os amantes do automobilismo off-road que irão desfrutar de passeios na chamada “Rota das Missões”, por emocionantes estradas rochosas.
Potrero Chico, Nuevo León
O parque recreativo Potrero Chico está localizado a 30 quilômetros da cidade de Monterrey. É um dos melhores lugares do norte do México para praticar esportes ao ar livre.
Conhecido pelas suas paredes verticais de pedra calcária com uma inclinação superior a 115º, este local atrai amantes do montanhismo de todo o mundo. Suas paredes são consideradas as mais altas da América Latina, com mais de 850 metros de altura.
Tem um pequeno spa ao pé das imponentes paredes rochosas. Na região existem áreas de camping, hotéis e cabanas próximas de onde você pode planejar suas atividades, como rapel, canyoning, mountain bike ou se refrescar em poços de águas claras e calmas.
As temperaturas no verão podem chegar aos 40º C. Assim, recomendamos que planeje o seu percurso e esteja preparado com bastante água. O clima corresponde ao ecossistema semidesértico, por isso é mutável. Vá bem preparado para noites frias, chuva ou calor extremo.
Você também pode explorar várias rotas ao redor do cânion de mountain bike, caminhada ou 4×4.
Pico de Orizaba, Veracruz
O Pico de Orizaba é um dos lugares preferidos para praticar atividades ao ar livre e escalar o pico mais alto do México e o terceiro mais alto da América do Norte, com mais de 5.747 metros acima do nível do mar. Este vulcão coberto de neve se ergue das florestas do centro de Veracruz.
O local dispõe de quatro abrigos no percurso, que lhe permitirão definir os seus limites de acordo com o nível de complexidade e condição física.
O Pico de Orizaba tem acesso por várias vias. A primeira é através do estado de Puebla, na rodovia 150 no desvio San Nicolás-Tlalchichica. Este é exclusivo para carros 4×4 e o levará até Villa Hidalgo e depois, a pé, até chegar ao albergue Piedra Grande.
Outra rota é entrar por Coscomatepec, Veracruz, seguindo a estrada Teteltzingo-Cuiyachapa-Potrero Nuevo. A partir daqui você pode chegar ao refúgio em carros todo-o-terreno ou a pé de Potrero Nuevo.
A última rota é por Orizaba a caminho de La Perla. Aqui há um caminho que leva ao lodge.
O Pico de Orizaba é famoso porque permite a chegada com relativa facilidade ao primeiro abrigo, e oferece aos mais experientes a possibilidade de subir ao topo.
Outras atividades que você pode fazer no Parque Nacional Pico de Orizaba são caminhadas no meio da montanha, safári fotográfico, mountain bike e camping.
Entre os territórios indomáveis, a Geleira Ayoloco, Iztaccihuatl
O Iztaccihuatl é a terceira montanha mais alta do país e está localizada na fronteira dos estados do México e Puebla. É conhecida como a mulher adormecida, porque seu contorno lembra a figura de uma mulher.
Os amantes do montanhismo encontram neste lugar a aventura que sempre esperaram. Chegar ao glaciar Ayoloco, conhecido como panza, é uma experiência sem igual. Esta é uma das poucas geleiras permanentes que existem no México e, embora seu tamanho tenha diminuído devido ao aquecimento global, ainda é um lugar muito impressionante. A vista de lá é indescritível. Para realizar este passeio é aconselhável estar sempre acompanhado por um guia, se alimentar bem e se hidratar, usar roupas apropriadas para montanhismo e protetor solar.
Existem diferentes rotas para escalar o vulcão. Confira a que leva você à geleira Ayoloco. O Iztaccíhuatl está localizado a cerca de 55 km a sudeste da Cidade do México.
Huasca de Ocampo, Hidalgo
Esta pitoresca cidade vive em uma atmosfera mágica, cercada por fazendas, barragens e florestas de abetos.
Em sua viagem você não pode deixar de visitar os Prismas Basálticos, uma das maravilhas naturais do México. Desfrute de um passeio pelo belo Centro Histórico da cidade, admire suas casas coloridas e visite a igreja de San Juan Bautista.
Huasca oferece tudo para um fim de semana em contato com a natureza. Em seus diferentes destinos você pode praticar pesca, passear por belas florestas, visitar antigas barragens.
Além disso, pode apreciar a sua deliciosa cozinha, que inclui massas tradicionais, carnitas, caldo de cogumelos e trutas.
Huasca está localizada a 34 km da cidade de Pachuca e a 16 km de Real del Monte.
Las Coloradas, Yucatan
Entre os territórios indomáveis está também Las Coloradas, um porto localizado na Península de Yucatán. A concentração de sal e microrganismos conferem ao mar o seu tom peculiar. O mar é tão lindo que se tornou protagonista de muitas fotografias.
Esta maravilha faz parte do Parque Natural Río Lagartos, uma área protegida localizada na fronteira entre os estados de Yucatán e Quintana Roo.
No caminho para Las Coloradas, você desfrutará da paisagem cercada por dunas de areia e montanhas de sal branco brilhante.
Este local também é ideal para avistamentos de flamingos entre os meses de abril, maio e junho. Outra atividade que você pode desfrutar é um relaxante banho maia, que consiste em espalhar argila branca com alta concentração de enxofre, sais, minerais e algas que ajudarão a nutrir e esfoliar a pele.
Las Coloradas fica a cerca de 250 km de Mérida e a cerca de 150 km de Cancun.
Fotos: Visit México