O maior evento náutico indoor da América Latina tem data para acontecer. Está confirmada para novembro o São Paulo Boat Show. De 4 a 9 de novembro, o São Paulo Expo recebe a 24ª Edição do São Paulo Boat Show,realizada pela Boat Show Eventos.
Para o segmento no Brasil, a expectativa é faturamento é de R$ 840 milhões em 2021, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar). A feira é a principal fonte de negócios, lançamentos e encontros do setor. Durante seis dias, o público terá a oportunidade de conhecer as novidades do setor, além de escolher o próximo destino náutico e vivenciar as experiências exclusivas do salão. A pré-venda de ingressos com descontos começou e a compra pode ser feita pelo site www.saopauloboatshow.com.br.
Após o sucesso da edição inédita realizada na Raia Olímpica da USP, em 2020, que movimentou cerca de R$ 155 milhões e venda de 215 embarcações, neste ano são esperadas mais de 100 marcas expositoras de diversas frentes do mercado.
Distribuídos pelo mais importante salão náutico latino, estarão, tanto para exibição quanto para venda, lanchas, jets, veleiros, infláveis, motores, equipamentos e uma série de produtos, acessórios e serviços relacionados ao segmento. Da compra ao compartilhamento de barcos, o Boat Show oferece todas as possibilidades e opções para quem quer navegar neste universo.
Com a expectativa de fechar 2021 com faturamento acima de 10% em relação ao ano anterior, quando movimentou R$ 761 milhões e cresceu 20% em comparação a 2019, conforme dados da Acobar, o setor náutico teve crescimento expressivo e foi na contramão de outros ramos da economia que sofreram com a recessão por conta da pandemia de coronavírus. Isso fez com que o Brasil superasse o mercado norte-americano em vendas de barcos no ano passado, resultado que se deve à busca por mais segurança e bem-estar de pessoas que estão trocando as cidades grandes pelo litoral e interior.
Além das vendas, há o aumento na procura por insumos para a construção e manutenção de embarcações no país, como resinas, tintas e produtos de construção e reparo de barcos, assim como equipamentos eletrônicos e artigos de moda náutica. O crescimento do setor também alavancou a empregabilidade, já que a cada mil novas unidades de barcos construídas são gerados 8 mil empregos diretos e indiretos, em média 120 mil empregos em todo o Brasil, incluindo marinas, lojas, serviços e assistências técnicas.
Como uma das principais iniciativas de fomento ao setor náutico brasileiro, o Boat Show espera movimentar em 2021 cerca de R$ 220 milhões. “Neste ano, a expectativa é retomarmos os números expressivos alcançados na edição de 2019, quando foram movimentados mais R$ 220 milhões em negócios e a venda de 250 embarcações. A realização do Boat Show é de extrema importância para toda a cadeia do setor, contribuindo para a geração de milhares de empregos e movimentando a economia do país”, comenta Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show.
Assim como na edição passada, o público poderá acompanhar o evento virtualmente pelo canal de Náutica e redes sociais do Boat Show e do Grupo Náutica, com acesso a entrevistas exclusivas e a tudo que estiver acontecendo e exposto da feira. Paralelamente, também ocorrem o Espaço dos Desejos, que reunirá tudo o que há de mais inovador e luxuoso no mercado, e a 6ª edição dos Destinos Náuticos, apresentando as principais regiões turísticas do segmento no país.
Além disso, nos dias 03 e 04 de novembro, o Grupo Náutica também promoverá o Congresso Internacional Náutica, um evento fechado idealizado para prefeitos, secretários e agentes do setor para discutir a retomada e as tendências do turismo pós-pandemia, além de proporcionar trocas de experiências entre o setor público e os principais influenciadores nacionais e internacionais do segmento náutico.
“O Brasil possui um dos maiores potenciais para o turismo náutico no mundo, mas representa apenas 0,4% do PIB mundial do setor. A falta de infraestrutura adequada inibe o crescimento e, enquanto a média mundial da participação de serviços e marinas no PIB do setor é de 58,3%, no Brasil é de apenas 3%. O Boat Show, além de promover negócios, também quer trazer soluções para que o setor náutico continue crescendo no país e sua costa mais bem explorada”, destaca Thalita Vicentini, diretora geral do evento.
Protocolos – O São Paulo Boat Show ocorre no momento que passam a ser liberados, por meio do Plano SP, os eventos sem restrição de ocupação na capital paulista. Com a experiência de ter realizado a edição anterior já durante a pandemia, o evento recebeu o selo Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo conferida aos locais que se comprometem a cumprir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Com isso, o mais importante salão náutico da América Latina seguirá quatro pilares de atuação no combate ao coronavírus: comunicação, com promotores responsáveis por informar o público sobre as medidas, além de materiais informativos; distanciamento físico monitorado e limite diário de público rotativo; proteção e detecção de risco, com equipamentos de proteção, uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura corporal; e medidas de higiene e segurança, com equipe de limpeza especializada e oferecimento de álcool gel em todos os espaços do evento.
São Paulo Boat Show 2021 / Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP / 4 a 9 de novembro / Ingressos: R$ 80 público geral | R$ 40 acima de 65 anos | R$ 10 PCD
04 de novembro (primeiro dia): 15h às 22h
Demais dias de semana: 13h às 22h
Sábado e domingo: 12h às 22h
9 de novembro (último dia): 13h às 21h