Iniciativa inédita no Brasil e na América Latina, a caravana com 25 trailers e motorhomes começa uma nova edição nesta quinta-feira (23/10), levando atrações culturais gratuitas a 10 cidades paranaenses até 1 de novembro. Dentro da proposta de fortalecer o turismo sobre rodas e movimentar a economia local, a 4ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná – Rotas do Pinhão estreia em Rio Negro e termina em Curitiba. Da capital, os aventureiros irão para a cidade vizinha de Pinhais, onde ocorre de 12 a 16 de novembro, a 9ª Expo Motorhome.
Com estas 10 novas cidades, chegará a 40 o número de municípios percorridos desde a primeira edição do Circuito Caminhos do Paraná, iniciada em maio passado. A primeira cidade a receber a quarta etapa, nesta quinta-feira (23/10), será Rio Negro, distante 110 quilômetros de Curitiba. Depois, a caravana prossegue para Campo do Tenente (sexta-feira, dia 24/10), Mandirituba (sábado, 25/10), Fazenda Rio Grande (domingo, 26/10), Lapa (segunda-feira 27/10), Araucária (terça-feira, 28/10), Almirante Tamandaré (quarta-feira, 29/10), Rio Branco do Sul (quinta-feira, 30/10) e Piraquara (sexta-feira, 31/10), terminando em Curitiba, no dia 1/11 (sábado). Na capital, o acampamento será montado no estacionamento do Parque Barigui, próximo ao parque de diversões.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur) Rotas do Pinhão, Eros Tozetto, acompanhou as outras três edições da caravana e revela-se bastante otimista em relação à nova etapa. Durante 10 dias, o circuito passará por 10 municípios, permitindo aos participantes conhecerem a rica diversidade de atrativos naturais, culturais e gastronômicos que a região oferece.
“Essas cidades são verdadeiros tesouros do Paraná, cada uma com sua identidade, tradições e belezas”, explica. Cada parada do circuito promete ser uma nova descoberta: os viajantes poderão apreciar desde parques naturais, trilhas ecológicas e cachoeiras, até centros históricos, praças e igrejas centenárias. Os aventureiros terão a chance de participar de feiras de artesanato, festas populares e apresentações folclóricas locais. “A gastronomia é outro ponto alto do circuito: pratos típicos como o barreado, o entrevero, a carne de onça e, é claro, o pinhão, serão degustados em restaurantes e festas comunitárias”, finaliza Eros.
Programação gratuita
A exemplo das três etapas anteriores, esta quarta edição vai funcionar da seguinte maneira: em cada município, o comboio com cerca de 25 veículos de recreação chegará por volta das 10 horas, montando acampamento em pontos estratégicos, como praças, parques e ruas centrais. A visitação pelo público, porém, só será aberta às 14 horas.
Com o apoio das respectivas prefeituras, ocorrerão programações diversificadas até por volta das 21 horas, incluindo apresentações musicais e artísticas, feiras gastronômica e de artesanato, bem como palestras ambientais. Além de conversar com os caravanistas para saber mais sobre este estilo de vida conectado à natureza, os moradores também poderão visitar o interior dos trailers e motorhomes. Acompanhe as novidades da caravana no perfil do Instagram @circuitocaminhos.

Caravana prosseguirá para a 9ª Expo Motorhome
Ao final da 4ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná – Rotas do Pinhão, a caravana rumará de Curitiba até a cidade vizinha de Pinhais, onde participará da 9ª Expo Motorhome. Maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, o evento ocorre de 12 a 16 de novembro no Expotrade Convention Center, reunindo cerca de 200 expositores, que realizarão demonstrações e venda de motorhomes, trailers, minitrailers, campers (equipamentos acoplados à caçamba de picapes), veículos de recreação em geral, barracas e acessórios. Para informações adicionais, acesse o site www.expomotorhome.com. Siga o perfil no Instagram: @expomotorhome.
As 10 cidades abrangidas pela 4ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná – Rotas do Pinhão:
1 – 23/10 (quinta-feira): Rio Negro (Parque Ecoturístico Municipal São Luis de Tolosa/ Prefeitura de Rio Negro)
2 – 24/10 (sexta-feira): Campo do Tenente (Avenida Miguel Komarchewski /Praça Anita Canet)
3 – 25/10 (sábado): Mandirituba (Praça Bom Jesus, Centro)
4 – 26/10 (domingo): Fazenda Rio Grande (Parque Verde, localizado na Rua Santos, 100, Estados)
5 – 27/10 (segunda-feira): Lapa (Praça General Carneiro, Centro)
6 – 28/10 (terça-feira): Araucária (Parque Cachoeira Araucária)
7 – 29/10 (quarta-feira): Almirante Tamandaré (Avenida Emílio Johnson, 360, em frente à prefeitura)
8 – 30/10 (quinta-feira): Rio Branco do Sul (Bosque Municipal, na Rua João Costa)
9 – 31/10 (sexta-feira): Piraquara (Rua Angelo Gali, contorno da Avenida Barão do Cerro Azul)
10 – 1/11 (sábado): Curitiba (estacionamento do Parque Barigui, próximo ao parque de diversões)