O Ministério da Saúde do Chile anunciou que anulou o “Plano Fronteiras Protegidas” adotado no país durante a pandemia. Com isso, o Chile elimina todas as restrições adotadas por causa da covid. A medida, que entrou em vigor na terça-feira, 9 de maio, foi adotada após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) devido ao SARS-CoV2. As informações são do Sernatur (Serviço Nacional de Turismo) do Chile.
A resolução sanitária estabelece que seja eliminada a solicitação do teste de PCR na entrada no país; do certificado de vacinação contra a COVID-19; e terminou a testagem aleatória de viajantes, conforme estabelecido no plano. Assim, o Chile não tem mais requisitos sanitários para passageiros que chegam do exterior.
Leia também: Vai a Buenos Aires? Veja a exposição Acrília, no Centro Cultural Borges
Sem restrições por covid, turismo no Chile quer receber 3,5 milhões estrangeiros este ano
“Essa medida permite que a indústria do turismo retome o tão esperado cenário de normalidade. O turismo receptivo está em plena reativação. Aliás, esperamos que em 2023 cheguem ao nosso país 3,5 milhões de turistas estrangeiros e esperamos que este anúncio venha a dar um novo impulso a este processo. Esta é uma grande oportunidade para promover o Chile como um destino único e de classe mundial”, disse a subsecretária de Turismo, Verónica Pardo Lagos.
Ela acrescentou que “é também importante agradecer aos diferentes sindicatos e associações da indústria do turismo pela colaboração e trabalho desenvolvido durante os mais de três anos de emergência sanitária internacional e por serem atores relevantes na implementação de medidas e na construção de acordos. pela sua flexibilidade” e reiterou o apelo ao exercício do turismo responsável em todas as áreas.
O Ministério da Saúde destacou que, embora o cenário epidemiológico em relação à covid esteja em declínio, a circulação de outros vírus respiratórios veio antes do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a covid quanto para a influenza. Além disso, é fundamental manter os cuidados aprendidos na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao apresentar sintomas respiratórios.
Foto: Chile Travel