Autoridades de turismo e a Associação de Centros de Esqui do Chile (Aceski) deram início à temporada de neve. A expectativa este ano é de chegar a 1 milhão de esquiadores no Chile, número equivalente aos anos anteriores à pandemia. As informações são da Senatur (Secretaria Nacional de Turismo) do Chile.
Beatriz Román, diretora da Sernatur, participou da cerimônia de lançamento em Valle Nevado, na semana que passou. “Na extensão de todo o país temos uma oferta diversificada de atividades de neve, que podem ser acessadas por turistas nacionais e estrangeiros. Para esta temporada de inverno, projetamos mais de 4,7 milhões de viagens, ou seja, 37% a mais que no mesmo período de 2021 e 81,5% a mais que nas férias de inverno de 2019, antes do início da pandemia.”
A diretora também destacou a chegada de turistas brasileiros, que são os que mais demandam esse tipo de experiência no Chile. “O mercado brasileiro é muito importante para o Chile, principalmente neste momento. Somente entre os meses de junho e julho, receberemos 40 mil turistas dessa nacionalidade, correspondendo a 17% dos brasileiros que projetamos receber este ano, que são mais de 237 mil”, destacou Román.
James Ackerson, presidente da Aceski, disse: “Esperamos que este ano nos aproximemos do milhão de esquiadores que tivemos em média nos anos anteriores à pandemia, embora também vejamos muito favoravelmente todas as visitas que sobem não apenas para esquiar, mas para descobrir a neve”.
Leia também: Rede Tierra Hotels lança pacote para maratona na Patagônia chilena
Chilesquia, incentivo ao esporte para chilenos
Ackerson anunciou uma das principais novidades com as quais se espera que mais pessoas possam acessar a montanha e as experiências associadas à neve. Chilesquia é uma iniciativa que busca incentivar esquiadores do Chile, dando-lhes a oportunidade de praticar este esporte com aulas e equipamentos por valores reduzidos.
Os centros de esqui têm 8.550 vagas disponíveis para os chilenos se inscreverem e aprenderem a esquiar durante o mês de agosto. Todas as informações sobre esta oportunidade estão em www.aceski.cl/chilesquia.
As novidades para os esquiadores no Chile
O lançamento da temporada de inverno 2022 também contou com a presença de representantes dos doze centros de inverno associados a Aceski: Portillo, La Parva, El Colorado, Parques de Farellones, Valle Nevado, Nevados de Chillán, Antuco Vulcão, Corralco, Ski No Limit, Antillanca, Vulcão Osorno e Clube Andino Punta Arenas.
Portillo. A principal novidade é que depois de dois anos sem poder abrir o hotel, a abertura oficial de sua temporada 2022 foi finalmente realizada em 24 de junho. Em termos de infraestrutura, pouco antes da chegada da pandemia, fizeram um investimento significativo em um moderno sistema de fabricação de neve, que conta com 25 máquinas de última geração que garantem o funcionamento do centro. “Estamos muito felizes em receber novamente nossos hóspedes e esquiadores; e confiamos que neste inverno a neve nos acompanhará e será uma grande temporada”, Miguel Purcell, gerente geral de Ski Portillo.
El Parvo. Foi criada uma nova encosta e realizados trabalhos de limpeza da zona alta do centro, de forma a melhorar a experiência dos esquiadores. “Esperamos que a temporada 2022 nos permita receber o número de turistas antes da pandemia e assim recuperar parte das perdas dos anos anteriores”, disse Camila Margozzini, gerente comercial do La Parva.
El Colorado. O centro tem uma nova seção para iniciantes, crianças e não esquiadores com atividades diurnas e noturnas. “Este ano, El Colorado ampliou sua capacidade de fazer neve, garantindo assim uma longa temporada, cheia de surpresas e entretenimento”, Juan Cristóbal Fuentes, gerente geral da Andacor SA.
Parques de Farellones. Com o Vulcão Villarrica, Parques de Farellones cresceu. “A abertura das fronteiras e o desejo de fazer atividades ao ar livre fazem do Parque de Farellones mais uma vez uma montanha de entretenimento para famílias e amigos”, Mike Izquierdo, diretor de Servicios Andacor SA.
Valle Nevado. Após três anos, retorna 100% com três hotéis e todos os seus serviços, esperando receber quase 250 mil visitantes em 2022. “Algo que nos deixa muito orgulhosos e que confirma nosso propósito com o cuidado das pessoas, das montanhas e do planeta. Está recebendo mais uma vez a certificação de uso de energia limpa na operação de todos os nossos elevadores de Energia Renovável Não Convencional (NCRE) pela Enel”, diz Ricardo Margulis, gerente geral de Valle Nevado.
Nevados de Chillán. Novo jardim de neve e tapete mágico na pista de Noviços para aulas e atividades de iniciação para crianças, a nova cafeteria Garganta localizada na parte central da encosta de Tres Marías com terraços espetaculares, nova encosta na parte superior, ampliação de estacionamentos, aluguel renovado com mais de 1.500 novos equipamentos, nova Ski Shop, novo layout da praça Tío Willy, área de iniciantes renovada com alternativas mais acessíveis para quem está começando, nova enfermaria com maior capacidade, conforto e conexão. “Esperamos por você em Nevados de Chillán com hotéis, gastronomia, atividades, águas termais e esqui para toda a família”, diz Manuel Danmark, gerente geral de Nevados de Chillán.
Vulcão Antuco. A principal novidade é a incorporação de motos de neve para passeios pelo setor de aldeias de montanha. “O Centro de Esqui Vulcão Antuco espera por você para desfrutar de um lugar único, onde o vulcão Antuco e a Lagoa da Laja se complementam e nos proporcionam uma paisagem espetacular”, convida Raúl Olave, gerente geral do Vulcão Antuco.
Corralco. As novidades da Corralco são a ampliação do teleférico Navidad e a aquisição do novo Pisten Bully 400. “Na Corralco, temos certeza de que você voltará”, afirma James Ackerson, gerente geral da Corralco.
Ski no Limit. Para esta temporada, conta com nova iluminação, pista de tobogã e pista de esqui noturna. “Uma montanha de emoções”, diz Alfonso Quilodrán, gerente e proprietário da Ski No Limit.
Antillanca. Um aparador de neve com guincho e, em agosto e setembro, quartos de hotel renovados e pontos de venda com uma oferta gastronômica renovada. Hotel ao pé das pistas e uma área de esqui de mais de 400 hectares para todos os níveis de esqui, conta Juan Agustín Rodríguez, gerente geral da Antillanca.
Vulcão Osorno. Tem novos abrigos para grupos de alunos. “O aumento de visitantes que tivemos no vulcão nos motiva a continuar crescendo”, diz Santiago Vidal, gerente geral do Volcán Osorno.
Clube Andino Punta Arenas. No Club Andino reformaram o refeitório e aguardam pessoas com um cardápio de produtos melhor, além da nova estrutura de recepção no cume. “Venha esquiar ao sul do sul”, convida Felipe Covarrubias, presidente dp Club Andino Punta Arenas.