As empresas que representarão o Uruguai na segunda edição da Alfajor World Cup, que será realizada em agosto em Buenos Aires, expuseram suas criações no Salão Arredondo do Ministério do Turismo, em Montevidéu, nesta semana. E os participantes puderam degustar a grande variedade de alfajores que representarão o país do outro lado do Rio da Prata. A pré-seleção havia ocorrido em junho, durante a Feira Internacional Alfajor, nas instalações da ANGLO Refrigerator. As informações são do Ministério de Turismo do Uruguai.
A segunda edição da Alfajor World Cup acontecerá de 19 a 21 de agosto na Rural de Palermo em Buenos Aires, com a participação de mais de 70 expositores e mais de 400 variedades de alfajores, representando Uruguai, Argentina, Colômbia, Brasil, Equador , Paraguai, Peru, Canadá, Espanha e Estados Unidos.
Neste concurso, um painel de especialistas composto por alfajor influencers, chefs, confeiteiros, engenheiros de alimentos, especialistas em análise sensorial e jornalistas será responsável pela escolha do Melhor Alfajor do Mundo e pela atribuição de medalhas em 19 categorias diferentes.
As amostras enviadas pelas empresas passarão por uma avaliação sensorial em um rigoroso procedimento de Prova Cega, em que o júri atribuirá nota a mais de 35 características sensoriais estabelecidas.
“Fico feliz que o mundo do alfajor esteja desenvolvendo tantas particularidades”, disse Juan Soria, ao destacar a oportunidade que a Alfajor Word Cup representará para que cada empresário do mundo do alfajor possa compartilhar sua história, o trabalho que faz e a qualidade das matérias-primas com as quais trabalha.
Leia também: ExpoQueijo Brasil prorroga inscrições a concurso
Vistantes farão degustações na Alfajor World Cup
Durante a competição, é esperada a presença de cerca de 15 mil pessoas. No local, o visitante poderá desfrutar de degustações, master classes, apresentações de livros, palestras e criações artísticas em torno da cultura do alfajor.
Por fim, o ministro Viera destacou a importância da gastronomia no turismo e em particular o valor turístico de “elevar a cultura do alfajor, que tanto desperta interesse entre os visitantes regionais e extrarregionais”.
O evento e degustação na Sala Arredondo contou com a presença do Ministro do Turismo, Tabaré Viera, o Subsecretário de Turismo, Remo Monzeglio, o organizador da Copa do Mundo Alfajor na Argentina, Juan Soria, o responsável pelos Alfajores uruguaios, Andrea Robaina, a responsável pela Chocoara Sem Glúten, Mónica Nicolini e o Diretor de Turismo de Río Negro, José Luis Perazza.
Conheça os alfajores que representarão o Uruguai na Alfajor World Cup:
GWRES: Cookie alfajor com gofio e doce de leite banhado em chocolate.
COLONOS: Variedades de marmelo e doce de leite.
GUENOA: Alfajores de amendoim e amêndoa sem farinha, com baixo teor de sódio.
COMIDA: Alfajor sem adição de açúcar recheado com doce de leite.
BARLOVENTO: SUSPIRO alfajor com massa de chocolate, doce de leite e merengue.
SUDELECHE: Amêndoas Crocantes e Limão.
TSUNAMI: Alfajores premium com farto doce de leite em duas variedades.
CHOCOARA SEM GLÚTEN: alfajor alfabrownie com brownie de chocolate e doce de leite.
ALFAJORES DEL URUGUAI: Linha gourmet com mais de 24 sabores, preparando-se para a próxima temporada turística.
HEMELS: Variedade “Romeo y Julieta” com massa de queijo e recheio de goiabada.
CELISANO: Produtos sem glúten, com destaque para a linha de chipás e alfajores congelados.
CASEIRO É MELHOR: Marmelo “Alfambrillo” e chocolate branco apto para celíacos e diabéticos.
AMNU: Alfajores gourmet com atenção a cada detalhe.
RÍCCOLI: Alimentos sem glúten, em breve apresentando uma versão sem açúcar do alfajor.
KLAAS: Nova linha de alfajores com recheios diferenciados, como creme de café e cho