A Latam anuncia nesta quarta-feira (9) voos diários e diretos de Brasília para Lima a partir de março de 2023. Em breve, a companhia começará a vender as passagens para a nova opção aos clientes, que vai reduzir pela metade o tempo total de viagem do Distrito Federal ao Peru na comparação com um voo com conexão. As informações são da assessoria de imprensa da Latam.
A escolha por essa nova rota vem para oferecer mais comodidade e melhorar ainda mais a experiência dos clientes que embarcam pela capital federal, importante hub (centro de conexões) da Latam no País. Os voos diretos para Lima permitirão conexões rápidas para pelo menos outros 30 aeroportos no Brasil com rotas diretas para Brasília e facilitará a chegada a destinos internacionais muito procurados, como por exemplo, o Caribe, uma vez que o Peru é ponto de conexão da Latam para o destino.
Leia também: Azul oferece voos para as Bahamas em parceria com JetBlue
Brasília a Lima será quarta rota da Latam para o Peru
Esta será a quarta rota Brasil-Peru da Latam, que já voa diretamente para Lima a partir de Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e Porto Alegre. De janeiro a setembro de 2022, a Latam já transportou do Brasil para Lima aproximadamente 190 mil passageiros em quase 1.170 voos.
Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, conectar Brasília diretamente a um destino internacional como Lima é um importante passo na retomada sustentável dos voos ao exterior e marca mais um investimento da Latam no Brasil. “Brasília é para nós um hub fundamental para gerar conectividade. Somos uma empresa que sempre acreditou no Brasil e poder anunciar esse investimento é fortalecer o nosso compromisso com o País.”
Maior operadora aérea em Brasília
A Latam é hoje a maior operadora aérea do aeroporto de Brasília, com 458 voos semanais da capital federal para os seguintes destinos: Aracajú, Belém, Porto Seguro, Boa Vista, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo/Congonhas, Belo Horizonte/Confins, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Goiânia, Foz do Iguaçu, Imperatriz, João Pessoa, Marabá, Manaus, Macapá, Maceió, Natal, Navegantes, Sinop, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco, Recife, Rio de Janeiro/Santos Dumont, São Luís, Salvador, Santarém, Teresina, Uberlândia e Vitória.
“Este é um voo que liga dois grandes hubs da Latam, e que já provou ter um grande potencial. O desenho e a localização do Aeroporto de Brasília contribuem para que o passageiro se conecte rapidamente para todas as regiões do Brasil, um grande diferencial do terminal brasiliense para atração de novos voos internacionais. Com este voo o passageiro poderá viajar diretamente da capital federal para Lima como destino final, mas também tem a possibilidade de se conectar de lá para diversos outros destinos das américas.”, conta Roberto Luiz, diretor de Negócios Aéreos da Inframerica.
O executivo reforça que o apoio do Governo do Distrito Federal foi fundamental para a retomada dos voos internacionais em Brasília, e pontua que este voo para Lima abre uma possibilidade enorme para atração de turistas para a capital federal. “Brasília e as regiões do entorno têm locais surpreendentes para se conhecer. A arquitetura é um ponto singular da cidade, mas há muito a ser explorado e visitado. E este voo cria a oportunidade de colocar o DF no roteiro de visitas na América Latina”, analisa Luiz.
Rota Brasília Lima da Latam foi interrompida na pandemia
A rota Brasília-Lima não era operada pela Latam desde abril de 2020, após o avanço da pandemia de Covid-19 e das restrições sanitárias internacionais. Agora, mais eficiente após a pandemia, a LATAM já voa para 54 aeroportos brasileiros, o maior número de destinos da sua história no País, e permanece recuperando de forma sustentável os seus voos do Brasil para o exterior – já recuperou 21 dos 26 destinos internacionais que operava antes da pandemia de Covid-19. São eles: Assunção, Barcelona, Bogotá, Boston, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris, Roma e Santiago.
Ao todo, a Latam transporta uma média de 20 milhões de clientes por ano no Brasil. De acordo com os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia área liderou o mercado internacional no País em setembro de 2022, com uma participação de 18%* (em RPK**), tendo transportado mais de 234 mil passageiros entre o Brasil e outros países.
*ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados
Sobre a Latam
Latam Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe.
O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319.
Latam Cargo Chile, Latam Cargo Colômbia e Latam Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo Latam, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 16 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar entre 19 e 21 aeronaves cargueiras em 2023.
Operam na malha aérea do grupo Latam, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.