Brasil lidera inclusão a serviços financeiros online

Brasil lidera inclusão a serviços financeiros online. Isto é o que aponta o relatório Panorama Digital dos Serviços Financeiros, da Comscore, que indica que as mudanças nos hábitos de consumo nos últimos dois anos tiveram impacto no uso dos serviços financeiros na América Latina. Em 2021, os acessos a domínios de internet banking atingiram uma grande audiência, chegando a 200 mil visitantes únicos em janeiro de 2022.

Esta foi a categoria mais acessada na região no último ano em relação a outros serviços, como meios de pagamento, orientação financeira, taxas, investimentos e seguros.

No Brasil, o alcance dos domínios digitais dos bancos é o mais expressivo em toda a região e atinge 77,3% da população conectada. No Chile, essa taxa chega a 66,3% e, na Argentina, o alcance é 65,4%.

O país também lidera a audiência a serviços digitais de bancos, fintechs e meios de pagamento na região. Neste sentido, a análise da Comscore indica que as cinco instituições com maior alcance no Brasil são Caixa, Nubank, Itaú, PicPay e Banco do Brasil. Seguindo a tendência geral da preferência mobile, 92% dos brasileiros acessam os serviços financeiros via celulares e dispositivos móveis.

“De maneira geral, apesar da tendência norte-americana de consumo digital via multiplataformas, o consumo em dispositivos móveis ainda predomina nos países na América Latina. Na região, o Brasil não apenas é o país com a maior população digital, mas também é onde os consumidores passam mais tempo conectados aos celulares – nove em cada 10 pessoas que consomem os conteúdos digitais o fazem por meio do celular, o que representa um crescimento de 6% entre janeiro 2020 e janeiro de 2022”, afirma Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.

Na área de investimentos, o Brasil somou 14 mil usuários em fevereiro de 2022, e o Binance.com (serviço destinado ao ecossistema de criptomoedas), foi o domínio mais acessado em relação a esse tema no País. A quantidade de visitas ao site foi ascendente em 2021, com pico de audiência em julho de 2021, quando atingiu quase 4 mil acessos únicos.

Em relação ao perfil dos usuários, a análise de Comscore registrou, ainda, que os consumidores que acessam serviços financeiros online compartilham a audiência com os setores imobiliário (80,4%), automotivo (68,6%), de viagem (67,6%), do governo (63%), de varejo (57,9%) e de tecnologia (56%).

Estratégias e atuação nas redes sociais

O investimento em ações publicitárias em 2021 na área de finanças, bancos e cartões de crédito se mostrou expressivo em toda a região. O Brasil se destaca entre os países com o montante mais alto, acumulando mais de US$ 58,7 milhões investidos. Na sequência, estão México (US$ 23,4 milhões), Argentina (US$ 5 milhões) e Chile (US$ 3,5 milhões).

Nas redes sociais, as publicações patrocinadas têm se estabelecido gradualmente na América Latina registrando crescimento em todos os países nos últimos anos. No Brasil, esse tipo de conteúdo representava 3,8% do total de posts em 2018, já em 2021 representaram 5,2% das publicações. Nos demais países, essa taxa dobrou entre esses quatro anos.

Entre as plataformas, o Facebook concentra a maior audiência (85,3%) e números de ações (61,8%) sobre o tema “finanças”. Já os conteúdos sobre esse assunto são bem distribuídos entre as redes, Facebook soma 31,8% das publicações, Instagram lidera com 34,6%, e o Twitter contabiliza 33,5% do total de posts.

O relatório completo da Comscore pode ser acessado pelo link: https://www.comscore.com/lat/Prensa-y-Eventos/Presentaciones-y-libros-blancos/2022/Panorama-digital-de-los-servicios-financieros.

Comscore – A Comscore (NASDAQ: SCOR) ajuda especialistas em marketing e empresas de mídia em cada etapa do ciclo de publicidade, em todas as plataformas. Com dados que combinam inteligência digital, TV ao vivo, espectadores de filmes e OTT com informações avançadas sobre o público, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem o comportamento de várias telas e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovado na medição de audiências digitais, audiências de set-top box e publicidade em escala, a Comscore é uma fonte independente, confiável e abrangente de terceiros para medição entre plataformas.

https://www.comscore.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *