A temporada de inverno é o período mais famoso e importante para o turismo em Bariloche. Mas em 2021 ela irá acontecer de forma exclusiva para os argentinos, já que as fronteiras do país seguem fechadas. Os setores públicos e privados de Bariloche estão se preparando para realizar a temporada de neve com todo o cuidado e segurança sanitária que o momento exige, seguindo as regras e recomendações do Governo Federal Argentino e da Província de Rio Negro.
Em 2020, o primeiro resort de esqui da América do Sul a reabrir para atividades foi em Bariloche e na época, apenas moradores da cidade puderam aproveitar a temporada de inverno, que foi a melhor nos últimos 20 anos, considerando volume de neve e qualidade das nevascas.
Mesmo com a impossibilidade de receber viajantes estrangeiros, a indústria do turismo de Bariloche mantém um otimismo moderado, isso porque a experiência da temporada de inverno do ano passado, o sucesso do verão que colocou Bariloche como o principal destino do turismo interno em 2021, além da preferência do destino nas últimas pré-vendas massivas para compras online dão uma perspectiva positiva para cenários futuros.
Dois mil residentes na montanha
“Ano passado tivemos cerca de 2 mil residentes de Bariloche por dia aproveitando as atividades da montanha até o final de setembro, e durante o verão, tivemos um bom público de visitantes, com todos respeitando os protocolos de segurança e permitindo que as atividades turísticas e de lazer pudessem se desenvolver na cidade”, explica Diego Piquín, diretor da EMPROTUR.
Para a temporada desse ano, o Cerro Catedral, principal montanha com atividades de esqui, está se preparando para a abertura tão logo o governo argentino permitir. São realizadas obras para beneficiamento das pistas, melhorarias na infraestrutura de instalações e serviços na base da montanha.
Quanto aos passes, já existem promoções na compra de pacotes. Outras regiões de interesse como o Complexo Turístico do Teleférico Cerro Otto, o complexo de Esqui Nórdico e Piedras Blancas, já estão preparados para receber os turistas argentinos.
Depois dos argentinos, brasileiros são a maioria
Depois da própria Argentina, o Brasil é o principal emissor de turistas para Bariloche. Durante a temporada de neve, as ruas da cidade adotam o português como segunda língua. Pensando nesse público, Bariloche tem desenvolvido algumas ações especiais para continuar o relacionamento com Brasil. Como lives, desenvolvimento de um perfil no Instagram exclusivo para o Brasil, além de um hotsite com informações exclusivas que será lançado em breve.
“Sempre tivemos uma relação muito forte com o Brasil e durante a temporada de neve o fluxo de brasileiros na cidade era grande e muito bonito de ver. Essas ações pontuais são a forma que temos hoje de continuar próximo ao público brasileiro e, assim que a situação da Covid-19 melhorar e as fronteira forem abertas, estaremos de braços abertos para recebê-los”, finaliza Piquín.
Leia também: A boa mesa chilena