A Azul fez nesta terça-feira o primeiro voo entre Curitiba e Montevidéu, no Uruguai. São quatro voos semanais, as terças, quintas, sábados e domingos, partindo de Curitiba às 11h55, e chegando a Montevidéu às 14h10. O retorno acontece nos mesmos dias, mas saindo de Montevidéu às 15h10 e chegando em Curitiba às 17h25.
Durante o evento de lançamento, que aconteceu no aeroporto internacional de Curitiba, localizado em São José dos Pinhais, a aeronave Embraer E2 foi adesivada com a frase ‘Visite o Paraná’.
A nova rota representa a expansão internacional da companhia aérea que, neste ano, iniciou voos para Paris, Curaçao, Orlando e Fort Lauderdale.
O gerente executivo da CCR Aeroportos, Marcius Moreno, disse que esta ligação direta com Montevidéu será a porta de entrada para os uruguaios no Brasil. “A parceria com a Azul possibilita fomentar o turismo no Paraná. Em 2022, cerca de 270 mil uruguaios vieram ao Brasil. Já noss primeiros dez meses de 2023, há registro de que 8 mil uruguaios vieram por via terrestre. Com esta rota aérea, as pessoas terão conforto e economia de tempo”, afirmou Moreno.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, foi representado pelo vice-governador, Darci Piana, que enfatizou o apoio e os investimentos feitos pelo governo do Paraná na área de turismo. “O Uruguai é um importante parceiro do Paraná nas áreas de turismo e negócios. Estamos transformando o estado num hub logístico na América do Sul, que inclui a ampliação da malha aeroviária paranaense”, disse Piana.
Atualmente a Azul oferece voos para 18 destinos a partir de Curitiba. São eles, Cascavel, Cuiabá, Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. E dentro do Paraná, os voos são para Foz do Iguaçu, Umuarama, Londrina, Maringá, Guaíra, Pato Branco, Teófilo Borba e União da Vitória.
Participaram da cerimônia de lançamento do voo, representantes do governo do estado, da prefeitura de São José dos Pinhais, da Azul e da CCR.