De 7 a 9 de outubro, o Festival Mundial de Harpa será realizado novamente em Assunção, no Paraguai, com artistas nacionais e internacionais de renome mundial. Em sua 15ª edição, o festival pretende gerar pontos de encontro para harpistas e músicos em geral. Haverá concertos e, paralelamente, oficinas para estudantes do instrumento mais marcante da música paraguaia. As informações são da agência de notícias oficial do Paraguai IP.
Os concertos serão durante o fim de semana de 7 a 9 de outubro no Teatro Municipal de Assunção. O festival envolverá mais de cem pessoas que preparam os recitais e workshops gratuitos.
Leia também: Explore a Jamaica a cavalo
Programa de concertos do Festival Mundial de Harpa
A gala da sexta-feira, 7 de outubro, começará às 20h, no Teatro Municipal Ignacio A. Pane. Espera-se a participação de Ismael Ledesma e da Orquestra Sinfônica da Polícia Nacional; Rito Pedersen, Mercedes Ramírez, as italianas Giuliana de Donno & Ninfa Giannuzzi e Marcelo Rojas e seu grupo.
No sábado, 8 de outubro, a partir das 20h, no Teatro Municipal Ignacio A. Pane, com entrada franca, se apresentam os artistas Martín Portillo, Trioité, Sixto Corbalán & Pedro Martínez, Juanjo Corbalán Cuarteto e Edmar Castañeda (Colômbia) & Hamilton da Holanda (Brasil) dará concertos.
Mais tarde, às 23h30, no Jazz Cube (Edifício Atrium, Guido Spano e Col. Cabrera), a Band’Elaschica fará um concerto, sempre com entrada gratuita.
No domingo, 9 de outubro, às 18h30, o festival se despede com uma gala de luxo. Subirão ao palco do Teatro Municipal Ignacio A. Pane Alberto Benítez e seu grupo “Secuencias”, María Belén Cristaldo Alvarenga, Víctor Simón e “Los Ribereños Paraguayos”, Elías Balbuena “El Bornero de Oro” e o Duo Quiñonez – Ayala, o grupo mexicano “Tlen Huicani” e Desi Larrosa e seu grupo “Los Ídolos Legendarios de Piribebuy”.
Oficinas gratuitas
Grandes harpistas darão palestras inovadoras totalmente gratuitas, na Sala Baudilio Alió do Teatro Municipal Ignacio A. Pane. Assim, na sexta-feira, 7 de outubro, das 14h às 16h, o artista colombiano Edmar Castañeda falará sobre “Técnicas aplicadas aos baixos da harpa”. Depois, das 16h às 18h, o brasileiro Hamilton da Holanda falará sobre “Hábitos para um músico improvisador”.
No sábado, 8 de outubro, das 14h às 15h, as italianas Giuliana de Donno e Ninfa Giannuzzi tocarão o tema “Canções, músicas e ritmos do sul da Itália: histórias de uma antiga tradição
musical”. Em seguida, das 15h às 16h, os integrantes do grupo mexicano “Tlen Huicani” desenvolverão “técnicas e repertório da harpa mexicana. Canções e acompanhamentos”.
Os interessados em participar podem se inscrever em www.festivalmundialdelarpa.com.py com entrada gratuita.