Ações incentivam negócios entre Brasil e Argentina. Para promover a internacionalização e encaminhar negócios entre empresas brasileiras e argentinas, aconteceu um encontro técnico no Sebrae/PR, em Curitiba, nesta terça-feira (20). O grupo prepara duas rodadas de negócios com 80 expositoras argentinas durante a Expoapras, que acontece entre 16 e 18 de abril, em Pinhais. Também estão previstas visitas técnicas na exposição e para varejistas de Curitiba, além de um showroom com produtos de cerca de 50 empresas argentinas.
A iniciativa conta com a parceria do Sebrae/PR, Consulado da Argentina em Curitiba, Confederação Argentina da Média Empresa (Came), Fecomércio PR e Associação Paranaense de Supermercados (Apras), responsável pela organização da Expoapras.
“Essa parceria é uma porta de entrada para as pequenas empresas que estão em processo de internacionalização. O mercado argentino, assim como de países vizinhos, é um caminho natural para quem deseja alcançar novos mercados”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.
Em 2023, a Expoapras recebeu cerca de 50 mil visitantes, com 400 marcas expositoras, e alcançou R$ 600 milhões em negócios gerados. O diretor de Relações Internacionais da Apras, Celso Luiz Gusso, reforça que a ação em conjunta entre os países é fundamental.
“Esperamos ampliar o sucesso do ano passado. O nosso principal objetivo com essas ações é a integração entre Brasil e Argentina, de modo que possa incentivar tanto a importação de produtos do nosso Estado, como a exportação”, afirma.
Além de Brasil e Argentina, também foram convidados a participar do encontro os negócios situados na Colômbia, Paraguai e Peru.
No período da Expoapras, também serão realizadas visitas técnicas na Expoapras e visitação para espaços de Curitiba, de diferentes segmentos e portes, ligados ao setor supermercadista.
O secretário-geral da Confederação Argentina da Média Empresa (Came), Ricardo Diab, evidencia que o bom relacionamento com as instituições paranaenses permite a realização de ações como as que estão previstas.
“Uma iniciativa de colaboração, com a participação em feiras e visitas, tem o potencial de abrir novos espaços para quem tiver interesse em vender no Brasil, assim como fazer com que o produto argentino esteja exposto na prateleira, que tenha qualidade e condições suficientes para ser competitivo no mercado brasileiro aceita”, ressalta.
Outra ação prevista é a inauguração de um showroom, espaço de demonstração de produtos com cerca de 50 empresas argentinas, que estará aberto para pequenas empresas paranaenses e brasileiras visitarem, conhecerem e realizarem seus negócios. Entre os setores em exposição estão o de alimentos e bebidas, higiene e cuidado pessoal, indústria de móveis e decoração e máquinas e equipamentos.
Ações incentivam negócios entre Brasil e Argentina – O cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Alfredo Leone, que esteve na reunião, ao lado do cônsul adjunto Alejandro Ocampo, lembra que cerca de 40 participantes estiveram na iniciativa em 2023 e que, agora, o intuito é ampliar.
“É necessário e precisamos nos integrar cada vez mais. Isso incentiva a troca entre vizinhos, pois ela trará benefícios para diferentes setores, seja na compra de produtos ou em viagens a destinos turísticos”, comenta.
Já o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, corrobora a necessidade de cooperar para incentivar o desenvolvimento.
“Um evento como esse pensando em expandir para novos mercados, que está sendo coordenado pelo Sebrae e conta com o apoio nosso da Fecomércio PR, é um momento interessante porque isso gera a possibilidade de futuros negócios para empresas de diferentes segmentos, mas principalmente para aquelas ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo”, finaliza.