ABAV Expo 2023 volta ao Rio de Janeiro de 27 a 29 de setembro

ABAV Expo no Riocentro

Depois de 11 anos e com 100% de estandes comercializados, a ABAV Expo, maior evento do Turismo do Brasil, está retornando ao Rio de Janeiro. A 50ª edição acontecerá no Riocentro, de 27 a 29 de setembro, e promete ser ainda mais grandiosa e sustentável. A Fecomércio RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ, são os grandes parceiros desta edição, que também recebe o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Turismo. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

As novidades foram anunciadas hoje (1º de agosto), em coletiva de imprensa realizada na sede da Fecomércio RJ, no Flamengo, Rio de Janeiro, que contou com as presenças de Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional, Antonio Florencio de Queiroz Junior, Presidente da Fecomércio RJ, Daniela Maia, Secretária de Turismo do Rio de Janeiro e Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional, abriu a coletiva apresentando os números desta 50ª edição. Um público diverso, de 36 mil visitantes, é esperado nos mais de 37 mil metros quadrados dos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. Serão aproximadamente 2 mil marcas expositoras; 37% de aumento no número de operadores; 86% de aumento de novos expositores ou que não foram expositores nos últimos 2 anos; 15 destinos internacionais; 25 UF com estandes próprios, 1 representado por sua capital e o Distrito Federal, 22 empresas do segmento hoteleiro com estandes próprios; 23 empresas do setor de tecnologia com estandes próprios. Haverá também a área de artesanato Vivências do Rio, em parceria com a SETUR RJ.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, anunciou a palestra de Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs. Ela acontecerá durante a cerimônia de abertura do evento, em 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. Wozniak, que é reconhecido mundialmente na área tecnologia, falará sobre tendências e novidades como IA (Inteligência Artificial) e como atua em nossa sociedade. Todos os associados ABAV, assim como os diretores e conselheiros da Fecomércio RJ, terão lugar garantido após a confirmação de presença em convite que será enviado em breve.

Leia também: Buenos Aires sedia em agosto segunda Alfajor World Cup

Show de Diogo Nogueira na ABAV Expo

Além disso, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca anunciou que o primeiro dia do evento será marcado por uma grande atração: Show comemorativo com o cantor Diogo Nogueira, aberto a todos os credenciados da ABAV Expo, um oferecimento do destino coanfitrião.

O fomento do Turismo segue como principal objetivo da ABAV Expo, que expande este ano o Programa Comprador Convidado (ABAV Buyers Club) com ação inédita, em parceria com a ALAGEV e com o Rio CVB, levando 50 compradores nacionais do mercado corporativo (MICE) para fazerem negócios e vivências no Rio de Janeiro. Entre as empresas participantes estão AstraZeneca, Enel, FTD, Porto Seguro, Positivo, Suzano, Biogen, DSM, Grupo Pão de Açúcar, Deloitte, Panco, Raízen, Mackenzie, entre outras.

O programa ainda engloba a vinda de 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do Turismo nacional, em parceria com a SETUR RJ e a Embratur, pelo segundo ano consecutivo. Com o mote “O mundo todo do turismo se encontra lá”, a feira receberá compradores de diversos países: Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Portugal.

A Anseditur, a Fornatur e a Embratur, terão reuniões fechadas onde convidados selecionados debaterão importantes pautas para o setor do Turismo, seguindo o foco do fomento do setor.

ESG em pauta nesta edição

Neste ano a ABAV Expo traz um consistente programa de ESG no Turismo. Inspirada pela Agenda 2030, a ABAV Nacional, organizadora do evento, se comprometeu com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões – social, ambiental e econômica, intitulando-a Jornada ABAV ESG.

Entre as práticas já confirmadas há o estímulo ao uso da credencial digital recebida em e-mail com código QR para entrada no evento, lembrando que as inscrições são gratuitas. O visitante poderá, se preferir, imprimir sua credencial em casa e no evento receberá um porta credencial que deverá ser devolvido para descarte correto. Quem mesmo assim preferir a impressão na entrada, terá que desembolsar uma taxa e a impressão será apenas em papel semente, permitindo o plantio posterior de temperos.

No âmbito da gestão, a ABAV Nacional lançou o Comitê ABAV Expo de Inteligência, formado pela equipe de gestão da ABAV Nacional e por líderes do mercado do Turismo, cujos integrantes são Adriana Homem de Carvalho (Fecomércio RJ); Alexandre Sampaio (FBHA e CNC); Ana Clévia Guerreiro (Sebrae Nacional); Artur Luiz Andrade (Panrotas); Bruno Reis (Embratur); Bruno Wendling (Fundação do Turismo do MS); Gelson Popazoglo (GTA); Natália Pisoni (INPROTUR Argentina); Otaviano Maroja (Porto de Galinha CVB); Paulo Henrique (Localiza) e Roberta Werner (Rio CVB) para ampliação de saberes e práticas, incluindo as ESG.

ABAV Expo terá coleta de sangue para o Hemorio

No âmbito social, a prática “Turismo na Veia” de doação de sangue recebe o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur RJ) e do Hemorio. Durante os três dias da feira, serão coletados centenas de litros.

A inclusão ganha destaque no programa ESG, e a ABAV se empenha em promover a contratação de profissionais com PCD e pertencentes a grupos heterogêneos para desempenhar funções variadas durante o evento. Há também o Na Prática, programa para voluntários selecionados em parceria com o Senac RJ que unirá à prática à teoria nos três dias de evento.

Para garantir a acessibilidade, estão previstas visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, bem como carros RXV com motoristas para trazer pessoas com limitações de mobilidade até o credenciamento, onde poderão utilizar scooters internamente. Além disso, uma EcoPista será instalada para captar energia cinética, economizando energia que seria utilizada em diversas atividades durante a feira.

Haverá também água gratuita como incentivo à diminuição da geração de lixo (8 bebedouros); carpete 100% reutilizável; reciclagem de lixo não orgânico; totens de sinalização digitais; compensação de carbono; destinação apropriada de materiais em tecido – substitutos das lonas.

Educação e troca de experiências

O evento também conta com uma área educacional, a ABAVTalks, que é destinada à troca de experiências e conhecimentos e contará com 66 palestras em seis arenas com temáticas variadas, incluindo Inovabilidade – dedicada à temática ESG, Metamorfose, Especialização, Eventos e Negócios, Vivências e Lazer e Futuro-S. As palestras serão ministradas por especialistas de diversas áreas do conhecimento e possibilitam aos participantes organizar suas agendas de acordo com os temas de interesse. A programação completa estará disponível no site da ABAV Expo após o dia 15 de agosto.

“A ABAV Expo é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e um dos mais importantes do calendário latino-americano, realizado no Brasil – o maior mercado do Turismo da região. Estamos muito felizes em voltar ao Rio de Janeiro, que após mais de uma década, receberá os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e será a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do setor. Durante três dias, a 50ª edição será palco de um grande ambiente de negócios, relacionamento e capacitações, com novidades tecnológicas e ações de ESG” comemorou a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.

É importante lembrar que a ABAV Nacional trará cerca de 1200 pessoas em suas próprias caravanas. E para melhorar a circulação geral na cidade, disponibilizará ônibus circulares de pontos nos aeroportos Santos Dumont e Riogaleão, em hotéis parceiros em Copacabana e na Barra. Será necessária a apresentação de credencial para entrada nos ônibus. A logística com horários e locais de saídas será confirmada em breve no site do evento.

Fecomércio RJ

Ainda na manhã desta terça-feira, Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio, comemorou o retorno da ABAV Expo ao Rio de Janeiro e disse que se sente orgulhoso de ter contribuído para viabilizar a realização de um evento tão relevante para o desenvolvimento social e econômico do estado. Segundo ele, o Sistema Fecomércio RJ, que reúne Sesc RJ, Senac RJ, IFec RJ e IFeS aposta na recuperação e na credibilidade do Rio de Janeiro.

“Em seu 50º aniversário não há presente maior para o Rio de Janeiro do que o retorno da ABAV à capital fluminense. Como diz o ditado: “o bom filho a casa torna”. Iniciativas como essa estimulam o turismo, movimentam toda a cadeia produtiva e geram emprego e renda, com melhorias da infraestrutura turística e ativação de centenas de setores da economia, por meio da maior circulação de pessoas e do consumo”, destaca o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O Sistema Fecomércio RJ estará presente na ABAV Expo 2023 e terá ações especiais lideradas pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) e pelo Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS). O IFec RJ apresentará sua linha de produtos e pesquisas econômicas relacionadas ao setor de turismo – Tax Free e Uso dos aeroportos Galeão e Santos Dumont) –, que beneficiam empresários e consumidores do Estado do Rio de Janeiro na tomada de decisões estratégicas.

Já IFeS abordará iniciativas de sustentabilidade que corroboram para a adoção de práticas sustentáveis pelo setor do comércio e pelos consumidores em geral. Um dos exemplos é apresentação e disponibilização da máquina de reciclagem do IFeS que recebe seis tipos de resíduos (plástico, PET, alumínio, aço, vidro e embalagem cartonada) de forma automatizada, beneficiando o consumidor que descarta corretamente seus resíduos. Durante a ABAV Expo, a partir de uma ação conjunta coordenada pelo IFeS, uma cooperativa de catadores participará recolhendo todos os materiais recicláveis gerados no evento.

“Um evento dessa grandiosidade dá visibilidade ao Rio de Janeiro no Brasil e no exterior, e nos coloca na vitrine do turismo para resgatarmos o nosso protagonismo no cenário nacional e reafirmarmos o nosso papel de destaque no cenário mundial”, reforça o presidente do Sistema Fecomércio RJ, que tem incentivado a vinda de eventos para a cidade, como o Web Summit Rio, realizado em maio, além do apoio ao Rio Innovation Week, o Green Rio, Rio Gastronomia, entre tantos outros.

No final, Queiroz anunciou a palestra de Steve Wozniak, como um presente da Fecomércio RJ para o evento.

SESC RJ

Durante a coletiva, o Sesc RJ, em cumprimento à sua missão de proporcionar qualidade de vida para a população do estado do Rio de Janeiro, anunciou suas opções de turismo emissivo e receptivo com tarifas acessíveis, especialmente para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Por meio do projeto Turismo Social garante a oferta de pacotes turísticos para diversas localidades do país, unindo sempre lazer e conhecimento sobre aspectos históricos e culturais dos destinos visitados.

A sua rede hoteleira, com unidades na capital e nas regiões Serrana, Norte e da Costa do Sol, propicia conforto e diversão para as famílias fluminenses nos seus momentos de folga. A qualidade das suas acomodações é chancelada por reconhecimentos como o prêmio Travellers’ Choice. O selo é concedido aos hotéis que estão no grupo dos 10% mais bem avaliados pelos usuários da plataforma TripAdvisor. As unidades hoteleiras são Sesc Alpina (Teresópolis), Sesc Copacabana (RJ), Sesc Nogueira (Petrópolis), Sesc Nova Friburgo, Sesc Grussaí (São João da Barra) e Sesc Cabo Frio (Região dos Lagos).

SENAC RJ

O Senac-RJ instalará um estande exclusivo de 200m², com a temática “Educação do futuro”. Nele, haverá diversas atividades e espaços para os participantes aproveitarem. O espaço apresentará diferentes ações, incluindo uma representação do Senac Villarino, que homenageará o passado e o compromisso da instituição com a história do Centro do Rio de Janeiro. Além disso, oferecerá serviços como água e café gratuitos durante todo o dia, e um happy hour diário com degustações gratuitas do restaurante, com duração de 1 hora. O espaço terá ainda um palco de palestras compartilhado com o SESC, o qual contará com seis palcos no total, incluindo algumas iniciativas exclusivas para os alunos.

A Editora Senac estará presente também levando para comercializar seus títulos. Será possível vivenciar uma experiência imersiva em um metaverso chamado ANITYA, com cabines individuais ou espaços isolados, oferecendo uma experiência relacionada à Hospitalidade e Hotelaria. Para os entusiastas da tecnologia, o estande terá espaços instagramáveis. Os estudantes vão participar de várias ativações e, depois, vão poder postá-las em suas redes sociais.

Outra interessante iniciativa é o Programa de Voluntariado do evento, que disponibilizará 40 vagas exclusivas para alunos dos cursos de Recepcionista, Eventos e Aprendizagem em Serviços Hoteleiros. O programa terá 4 dias, sendo o primeiro dia de capacitação e os outros três para trabalho voluntário no evento. A seleção dos participantes será feita a partir de um Termo de Compromisso, e os voluntários receberão certificação pela participação no programa, desde que cumpram todos os dias de trabalho voluntário. O evento também proporcionará visitas guiadas para alunos de Eventos e do Curso Técnico em Turismo, permitindo que conheçam a montagem do evento e recebam certificados relacionados às ações realizadas durante essas visitas.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DO RIO DE JANEIRO

Daniela Maia, secretária de turismo do Rio de Janeiro, comemorou a volta da Expo ABAV. “Essa será a 14ª vez que o Rio sediará a feira e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Turismo, garante que será uma edição inesquecível, em um momento emblemático para o setor que tanto sofreu com as medidas necessárias para debelar o vírus da Covid. Agora é hora de engrandecer o potencial turístico do nosso país, de enaltecer as nossas riquezas, a nossa gente e o nosso jeito de ser”, afirmou.

Segundo ela, o Brasil quer e precisa aumentar o número de turistas que chegam aqui. Daniela enfatizou que temos capacidade para isso. “A cidade do Rio vem trabalhando incessantemente para atrair mais visitantes nacionais e internacionais, criando estratégias para que as estadias se estendam por mais tempo, sempre”, pontuou a secretária.

SETUR (SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DO RIO DE JANEIRO)

O secretário de turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, adiantou quais serão as ações da SETUR durante os 3 dias da ABAV Expo 2023. A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro terá um estande promocional de 200m² e uma área de 3 mil m² para promoção do artesanato e do turismo rural. Além disso, a pasta dará apoio à visita de hosted buyers e jornalistas estrangeiros que percorrerão alguns municípios das 12 regiões turísticas do estado. De acordo com Tutuca, o primeiro dia do evento será marcado por uma grande atração: os abavianos vão curtir o show do cantor Diogo Nogueira.

“Ter a maior feira de turismo do Brasil de volta ao Rio de Janeiro, há mais de uma década, é uma prova do quanto o nosso estado vem recuperando o protagonismo no cenário nacional. Sem dúvida nenhuma, esse evento será inesquecível, destacando as nossas 12 regiões turísticas, com um espaço de 3 mil m² para o artesanato e o turismo rural”, comemora Gustavo Tutuca, secretário de turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a ABAV Talks. Globalmente, a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE, realizada em junho de 2021.

Em 2021, retornou à sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação da Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza.

Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões.

Foto: Divulgação ABAV Expo

Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *