Com as projeções positivas para o turismo no próximo ano, o setor hoteleiro cresce junto. É o que revela o estudo Orçamentos Hoteleiros 2024, conduzido pela Noctua Advisory em colaboração com o Hotelier News. De acordo com a pesquisa, o otimismo entre os hotéis se justifica: a ocupação hoteleira observou um cenário de aumento de 5% em relação ao ano de 2019, ano pré-pandemia, na América do Sul e na América Central. As informações foram digulgadas pela assessoria de imprensa do Ministério do Turismo.
A projeção é animadora para o Brasil, tendo em vista outras regiões do mundo, onde os índices seguem abaixo do patamar de pré-pandemia. De acordo com o que foi observado no estudo, a demanda gerada por empresas de pequeno e médio portes no turismo corporativo tem ajudado a alavancar positivamente esses índices de ocupação nos hotéis e gerado otimismo para 2024.
Para se ter uma ideia, no acumulado de janeiro a outubro o setor faturou mais de R$ 11,37 bilhões, valor que supera todo o ano de 2022 e quase se iguala ao montante de 2019 — antes dos impactos da pandemia, quando a movimentação totalizou R$ 11,38 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
Participaram do estudo mais de 400 meios de hospedagem, incluindo hotéis, resorts, entre outros empreendimentos, em 23 Estados e 148 cidades brasileiras. Além disso, entidades hoteleiras, como ABIHS, FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Resorts Brasil, entre outras, também fizeram parte da pesquisa.
A análise traz os dados de indicadores setoriais a partir de 2020 a fim de compor as expectativas para 2024 e, ainda, orientar os empresários sobre o que fazer para melhorar a atuação no próximo ano.
Leia também: Com 40% do mercado, LATAM lidera setor aéreo brasileiro
Foto: Accor Hotels/site oficial