No dia 28 de novembro, os melhores chefs da América Latina se reunirão para celebrar os Latin America’s 50 Best Restaurants. A cerimônia será realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro, onde será divulgada a lista dos vencedores e entregues reconhecimentos especiais. Há mais de uma década, os Latin America’s 50 Best Restaurants premiam o melhor da gastronomia da região por seu talento, variedade, inovação e herança. As informações são da assessoria de imprensa do Promperu.
Este ano o Peru, além de participar do Latin America’s 50 Best Restaurants com seus destacados restaurantes e chefs na premiação, fará parte dos patrocinadores do evento com o estande ‘Pisco Spirit of Peru’, marca que representa sua bebida espirituosa mais emblemática, onde o renomado bartender peruano Alonso Palomino, do Lady O Bee Bar, preparará com sua equipe os melhores coquetéis à base de pisco. O pisco também brilhará no jantar especial para os chefs através de 2 coquetéis elaborados pela argentina Inés de los Santos. Na ocasião, as vinícolas Bodegas La Blanco, Pisco Sarcay de Azpitia e Finca 314 acompanham o Peru com suas melhores variedades.
O pisco é um destilado de uva com denominação de origem peruana desde 2005. Sua versatilidade é muito apreciada pelos especialistas em cocktails. São 500 anos de história desde que os espanhóis trouxeram a videira das Ilhas Canárias, Espanha. Hoje é possível tomar um coquetel à base de pisco na maioria dos restaurantes, bares e hotéis do mundo.
Neste contexto, no dia 27 de novembro será realizada uma experiência gastronômica peruana única, organizada pelo Escritório Comercial PROMPERÚ no Brasil, com o apoio da Embaixada do Peru no Brasil e do Consulado do Peru no Rio de Janeiro, no Restaurante Kinjo Palace, do chef peruano Marco Espinoza. O evento contará com a presença da imprensa local e internacional, importantes operadores de turismo que promovem o destino Peru, além dos melhores chefs latino-americanos.
Leia também: Um brinde no Dia Internacional da uva Carménère
Peru, sua gastronomia, cultura e história: um destino ideal
A culinária peruana desenvolveu-se muito no campo da fusão, durante mais de 500 anos de história gastronômica influenciada culturalmente pela imigração de Espanha, China, Japão, África e Itália. Uma cozinha que integra a América Latina e tem uma mensagem de origem, de agricultura e saberes ancestrais, como pontua o premiado chef Virgilio Martinez.
O Peru é reconhecido por sua gastronomia através de prêmios internacionais. Entre os últimos reconhecimentos, o restaurante Central, dos chefs Virgilio Martínez e Pía León, foi premiado como número 1 do mundo no The World’s 50 Best Restaurants na cidade de Valência (Espanha) em junho de 2023, e em 2022 foi premiado como número 1 na lista no The Latin America’s 50 Best Restaurants.
Juntamente com o Central, os seguintes restaurantes foram premiados com as seguintes posições: 3° Maido, 8° Kjolle, 9° Mayta, 11° Merito, 30° Astrid y Gastón, 32° Rafael e 38° OSSO. Recentemente na Espanha, o Central foi premiado pela Academia Ibero-Americana de Gastronomia (AIBG) na categoria “Gastronomia Satisfatória”, dando a conhecer através da sua gastronomia a história do Peru e sua riqueza ilimitada de insumos.
Através da gastronomia e do Pisco, o Peru motiva os consumidores brasileiros a descobrir os sabores e conhecimentos das diferentes regiões onde podem desfrutar de uma experiência turística incrível.
Foto: Museu do Pisco/site oficial