A Semana do Torrontés de Altitude em Salta. no noroeste da Argentina, é uma iniciativa do Museo de la Vid y el Vino de Cafayate, concebido em 2014, e que forma parte do calendário argentino do vinho, para brindar homenagem ao vinho torrontés de várias regiões vitivinícolas. É um produto cultural e enoturístico, que colabora com o posicionamento e crescimento da Rota do Vinho de Salta, revaloriza o torrontés como cepa distintiva da província do Norte Argentino, fomenta alianças entre os atores públicos e privados e brinda uma oferta cultural-turística de grande importância. As informações são da assessoria de imprensa do Turismo de Salta.
As características geográficas e de seu solo, a altitude e localização dos vinhedos, a qualidade da água de irrigação, o clima árido, seco e temperado, com grande amplitude térmica, convertem Salta no destino ideal para o cultivo e produção de cepas tintas e brancas que concedem ao vinho da região um grande caráter, forte personalidade e alta qualidade com fragrâncias, cores e sabores únicos, sendo por isso reconhecido e premiado em nível mundial. A região dos Vales Calchaquíes, onde está a Rota do Vinho, se destaca pelos vinhedos de 1.750m a 3.000 metros de altitude. É Uuma das regiões turísticas mais pitorescas da província, vitivinícola por excelência, rodeada por cadeias montanhosas de grande beleza e cor, céus límpidos, com povoados históricos, artesanatos e com a possibilidade de desfrutar de experiências de turismo de aventura, enoturismo e de uma exótica gastronomia local.
Através desta rota e todas suas bodegas (vinícolas) é possível conhecer, apreciar e degustar todas as qualidades do vinho de altitude, sendo muito particular e característico da região, o torrontés, um vinho branco que se distingue por seu intenso aroma e sabor frutado. Esta variedade alcançou uma expressão única no solo saltenho, convertendo-se na uva branca símbolo da Argentina. Nesta nova edição da Semana do Torrontés de Altitude é possível desfrutar de muitos eventos, música ao vivo, visitas guiadas nas bodegas, degustações virtuais, harmonização, drinques de boas-vindas, promoções especiais e muito mais no Museo de la Vid y el Vino de Cafayate, em bodegas, hotéis e restaurantes de vários municípios enoturísticos saltenhos.
Leia também: Estrangeiros LGBTQIA+ podem se casar na natureza de Missiones
Rota do Torrontés em Salta
Eventos em Salta Capital: Rota do Torrontés por Museus Conectados: de 9 a 14 de outubro, os Museus Conectados oferecem eventos relacionados à arte e ao Torrontés, com inaugurações de mostras de vários artistas, outras experiências e degustações.
Eventos em Cafayate: “Embaixo do Céu de Cafayate” (salão de vinhos a céu aberto com bodegas artesanais e pequenos produtores) no sábado, 14. “Torrontés de Altitude” (degustação de mais de 16 bodegas com música ao vivo), no domingo, 15. Ambos eventos são pagos e os ingressos estão à venda no Museo de la Vid y el Vino. Além disso na segunda-feira, 9, e terça-feira, 10 de outubro, será realizado em Cafayate as “Jornadas de Desenvolvimento e Capacitação de Turismo do vinho”, a cargo do Ministério de Turismo da Argentina.
Para saber sobre a programação completa, acesse as redes sociais:
Museo de la Vid y el Vino: Instagram: @cafayatemuseodelavidyelvino, Facebook: Museo de la Vida y el Vino,
Museos Conectados: Instagram: @museosconectados, Facebook: Museos Conectados.
Sobre a Cidade de Salta: Capital de província homônima no noroeste montanhoso da Argentina. Fundada em 1582, é conhecida pela arquitetura colonial espanhola e pela herança andina. A cidade centra-se na Plaza 9 de Julio, uma elegante praça repleta de cafés e rodeada pela Catedral de Salta, de estilo neoclássico, e pelo El Cabildo, uma câmara municipal do século XVIII transformada em museu histórico.