Primeiro semestre de 2023 surpreende setor hoteleiro em Curitiba

Primeiro semestre de 2023 surpreende setor hoteleiro em Curitiba

Primeiro semestre de 2023 surpreende setor hoteleiro em Curitiba. Mais uma vez, Curitiba demonstra relevância no cenário nacional do Turismo de Negócios e Eventos. Levantamento da Fecomércio/SP, em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas, revelou que as viagens de negócios movimentaram R$ 9,5 bilhões em novembro de 2022 no Brasil, um crescimento de 29,4% em comparação com o mesmo período de 2021.

No acumulado do ano, o valor registrado foi de R$ 86,6 bilhões, aumento de 90% em relação ao ano anterior. A cidade paranaense, segundo o Ministério do Turismo, é considerada a terceira capital mais procurada para viagens corporativas, despontando como destaque no cenário do setor.

Dentre os principais motivos, destacam-se a segurança, infraestrutura e setor hoteleiro aptos para sediar tais eventos. E as potencialidades de Curitiba refletem-se em outros números: segundo a CCR Aeroportos, o movimento de passageiros no Aeroporto Afonso Pena cresceu 19% no primeiro semestre deste ano, ultrapassando 2.5 milhões de pessoas.

O fortalecimento do setor de turismo corporativo também é constatado pelo crescimento do número de convenções, feiras internacionais inéditas, novas opções de destinos e oportunidades de negócios.

O NH Curitiba The Five, primeiro hotel da rede espanhola NH Hotels no Brasil, constata a consolidação do setor, em especial no ambiente corporativo. O segmento de negócios e eventos demonstra solidez e força, registrando uma retomada de 15% superior ao ano de 2019 – referência pré-pandemia.

“De janeiro até agosto, nós recebemos 31 mil hóspedes, o equivalente a um aumento de 9% em comparação com 2022. A ocupação média do hotel está em torno de 60%”, disse o diretor do hotel, Antonio de Albuquerque.

Os dados positivos motivam os turistas convencionais e gestores de viagens corporativas a se programar com antecedência em relação a reservas para datas específicas. “Em 2022, nós sediamos 243 eventos corporativos e congressos, e o turismo de negócios foi responsável por aproximadamente 70% do fluxo de hóspedes. Neste ano, nós já realizamos 156 eventos e temos uma agenda de reservas 70% ocupada até dezembro”, afirma.

Turismo desportivo e de compras em altaUma pesquisa do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba revelou que a indústria hoteleira registrou um incremento de 4,62% no movimento de hospedagem. Fato é que a capital mais fria do país registrou surpreendentes recordes na temporada de inverno, com alto fluxo de visitantes nos principais pontos turísticos como MON, Torre Panorâmica e Linha Turismo.

A retomada do turismo no Estado não é de hoje. Em 2022, o Paraná atingiu o maior aumento no número de embarques em seus aeroportos, ultrapassando Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Foram 58%, saltando de 2,3 milhões de passageiros para 4 milhões na comparação com o ano anterior.

Os dados constam no terceiro Boletim de Dados Turísticos de 2023, elaborado pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR).“Temos um fluxo contínuo de hóspedes ligados ao turismo doméstico de compras e desportivo, que representam uma parcela de 25% da ocupação do hotel. Recebemos muitas pessoas e profissionais que vêm à Curitiba para torneios de hipismo, golfe, tênis e futebol, e temos sólidas parcerias com os clubes locais e federações esportivas”, detalha Antonio.

Geração de empregos

O hotel aumentou a força de trabalho em 27% Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base em dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil), indicou que o turismo nacional registrou, até outubro do ano passado, a criação de 234 mil novos postos de trabalho em todo o país. Ademais, o número de empresas e profissionais registrados no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur) cresceu 73% no Paraná de 2018 a 2022, representando um salto de 5,1 mil para 8,8 mil cadastros.

O hotel curitibano reforça o seu crescimento contínuo, com o quadro de colaboradores aumentando em 27%, principalmente nas equipes de governança, cozinha e restaurante. A previsão segue positiva, e o diretor projeta expandir o número de funcionários em mais 10% até o início de 2024, especialmente com as festas de fim de ano se aproximando.

“Estamos otimistas em relação a 2024. O setor hoteleiro é um termômetro da economia regional. Acreditamos que o ano que vem será desafiador, mas com um potencial de crescimento superior ao ano atual”, relata.

Investimentos em modernização e expansão

Em 2023, a rede NH Hotels inaugurou o primeiro hotel da bandeira no Nordeste – e o segundo no país – em Feira de Santana (BA). Com 210 apartamentos, o complexo multiuso de 31 andares abriga lojas, clínicas médicas, salas comerciais e instalações bancárias.

Para o segundo semestre de 2023 e início de 2024, a rede hoteleira planeja novidades e reformas. Dentre os destaques, estão as constantes novidades no Restaurante Trinitas e Five Lounge, além de investimento em tecnologias, com a troca do sistema operacional e melhorias no atendimento. A administração estuda projetos para modernizar e ter novas soluções de alto padrão para os 178 quartos do complexo.

O investimento visa reposicionar estrategicamente o hotel para atender à crescente demanda dos clientes. O cenário turístico otimista reflete no país: a pesquisa IPC Maps informou que o turismo no país deve movimentar mais de R$ 82,7 bilhões até o final do ano.

https://www.nh-hotels.com/pt/hotel/nh-curitiba-the-five

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *