O evento que cresce a cada ano, tanto em número de montanhas quanto em número de participantes, se tornou a principal referência para quem trabalha no segmento de viagens de neve. Com 65 montanhas, ExpoSKI é o canal ideal para quem busca por novidades das temporadas de esqui nos hemisférios Norte e Sul. E a quarta edição, nos dias 11 e 12 de setembro, está de casa nova, no Clube Athletico Paulistano (Rua Honduras, Jardim América), uma localização privilegiada, com fácil acesso dos principais bairros de São Paulo. As informações são da assessoria de imprensa do evento.
ExpoSKI é um evento dedicado exclusivamente ao mercado brasileiro de esqui na neve. Foi idealizada e tem toda organização liderada pela Boischio Comunicação, empresa ligada ao crescimento e popularização do turismo de neve no Brasil.
Formatada no modelo de rodadas de negócios, os participantes têm a oportunidade de realizar reuniões pré-agendadas com líderes do mercado que inclui profissionais dos escritórios de turismo, estações de esqui, escolas de esqui, hotéis e condomínios, locadoras de equipamentos, companhias aéreas e operadoras especializadas. Os visitantes têm ainda a chance de participar de workshops voltados a capacitação e fortalecimento de marcas e destinos de inverno. Tudo sob a liderança de profissionais especializados.
Novos expositores confirmados no ExpoSKI
Dos fornecedores confirmados, 31% deles faz sua estreia, são eles: Andorra Turisme (AND), Avoriaz 1800 (FRA), Cavihaue (ARG), Cervino Green Development (ITA), Grandvalira Resorts (AND), Guarda Golf Hôtel & Residences (CHE), Hotéis Beaumier (FRA), Priority Travel (ARG) Serras Andorra (AND), Skiset (FRA), Sky Airline (CHL), United Airlines (USA), Vail Resorts (USA). Os demais já participam do evento desde a primeira edição, realizada em 2018.
Para esta edição, investimentos foram feitos buscando sempre melhorar e facilitar a experiência de quem participa do evento. A novidade fica por conta do aplicativo Expo Ski 2023, exclusivo para todos os participantes. Nele, é possível conferir a grade de programação como as palestras e workshops, receber alertas quando seus temas de interesse estiverem começando, enviar perguntas para os palestrantes antes e durante as apresentações, dentre outras funcionalidades. Para quem se inscreveu na categoria Buyer, também será possível ver a lista completa de expositores e agendar reuniões. O app conta com espaço para chat entre os participantes que queiram trocar experiências.
A Kiki é a mais nova integrante da ExpoSKI. Ela é um chatbot dentro do nosso novo site e oferece recursos para que os participantes possam tirar qualquer tipo de dúvida. Basta enviar uma pergunta e ela responderá instantaneamente. É prático e rápido.
Pensando em quem busca ampliar seus conhecimentos nas vendas, foi definida uma grade de workshops para agentes e operadores refinarem ainda mais seus discursos de vendas e suprir as novas demandas, seja do viajante que vai estrear numa viagem de neve ou do esquiador mais experiente. Temas ligados a comportamento do consumidor, inteligência artificial no turismo, estratégias de vendas e novidades nas estações de esqui serão abordados. A programação completa será fornecida em breve.
Sobre Mercado Nacional – Um número cada vez mais crescente de brasileiros embarca anualmente para as estações de esqui em todo o mundo. Nos centros de esqui da América do Sul, o Brasil lidera a primeira colocação. Nos ski resorts da América do Norte, o país rivaliza os três primeiros lugares no ranking de visitantes internacionais. Para Aspen, nos Estados Unidos, por exemplo, o Brasil disputa temporada a temporada o primeiro lugar com os esquiadores australianos. Val Thorens, nos Alpes Franceses, depois dos países europeus e Israel, o Brasil lidera também.
Porém, há poucos dados que possam ser aplicados e anunciados corretamente quando o assunto é esqui. As principais operadoras de turismo especializadas do mercado estimam números. Entretanto tem profundo conhecimento sobre os resorts em todo o planeta, ressalta Adriana Boischio, CEO da ExpoSKI. “Eles são capazes de analisar minuciosamente as características de cada pista de uma montanha até observar pequenas mudanças na qualidade dos serviços prestados em um determinado hotel”, afirma Adriana. “Por outro lado, os destinos não têm como aferir o número de visitantes. Quantificar essa demanda é um desafio para ambos os lados”, conclui.
Sobre Mercado Internacional
Segundo o último Relatório Internacional sobre Turismo de Neve e Montanha – elaborado por Laurent Vanat, especialista em economias de estações de esqui, após dois anos difíceis impactados pela pandemia de covid-19, a indústria do esqui recuperou bem. O relatório sugere que, globalmente, durante 2021/22, a frequência nos ski resorts esteve próxima da média dos últimos 20 anos, com alguns países a atingirem mesmo os seus melhores números em termos de visitas de esquiadores.
Desde o início da década de 2020 e antes da covid-19, as visitas anuais têm variado principalmente devido às condições meteorológicas e de neve, oscilando entre 323 e 389 milhões de visitas de esquiadores em todo o mundo. Este desempenho foi impulsionado principalmente pelos seguintes fatores: condições climáticas favoráveis em muitos lugares; a vontade renovada de atividades ao ar livre; o desenvolvimento da indústria do esqui em alguns países da Europa Oriental e a conclusão das renovações de obras que ficaram paradas durante semanas ou meses. Globalmente, houve um retorno aos níveis normais de frequência.
Existem atualmente 68 países no mundo que oferecem áreas de esqui ao ar livre equipadas e cobertas de neve. Mesmo que os campos de neve sejam muito numerosos, cerca de 2 mil estações de esqui foram identificadas em todo o mundo. Além dos principais destinos de esqui em termos de visitas de esquiadores, há uma série de outros destinos menores, onde o esqui é uma indústria há muito tempo ou está atualmente em desenvolvimento. Os destinos emergentes mais óbvios são a Europa de Leste e a China, mas existem vários outros pequenos intervenientes espalhados por todo o mundo: Chipre, Grécia, Índia, Irão, Israel, Líbano, Lesoto, Marrocos, Nova Zelândia, Paquistão, África do Sul, Turquia e muito mais.
Expositores confirmados na ExpoSKI 2023 (até o momento): Andorra Turisme | Aspen Snowmass (Aspen, Buttermilk, Highlands e Snowmass) | Avoriaz 1800 | Baqueira Beret (Baqueira, Beret e Bonaigua) | Beaumier | Blue Papaya Ski | Braskicup | Cámara Argentina de Esquí y Montana (Catedral, Caviahue, Cerro Bayo, Cerro Castor, Cerro Perito Moreno, Chapelco, La Hoya e Las Leñas) | Catedral Alta Patagonia (Cerro Catedral e La Hoya) | Cavihaue | Cervinia Green Development | Club Med | Copa Airlines | Corralco | East West Hospitality | ESF Val Thorens | Grandvalira Resorts (Grandvalira, Ordino Arcalis e Pal Arinsal) | Guarda Golf Hôtel & Residences | Interpoint | Jackson Hole Mountain Resort | Laderas Cerro Perito Moreno | Landscape | Megève Tourisme | Nevados de Chillán | Orinter | Oxygène Ski & Snowboard School | Priority Travel | Sete Mares | Serras Andorra | SKIBrasil | Skiset | Sky Airline | Snow Operadora | Snowtime Ski Travel | Teresa Perez | Titlis | United Airlines | Val d´Isère | Vail Resorts (Alpes Afton, Alpine Valley, Attitash Wildcat, Beaver Creek, Big Boulder, Boston Mills, Brandywine, Breckenridge, Crested Butte, Crotched, Falls Creek, Heavenly, Hidden Valley, Hotham, Hunter Mountain, Jack Frost, Keystone, Kirkwood, Liberty, Mad River, Monte Brighton, Monte Snow, Mount Sunapee, Northstar, Okemo, Paoli Peaks, Park City, Perisher, Roundtop, Snow Creek, Stevens Pass, Stowe, Vail, Whistler Blackcomb, Whitetail e Wilmot) | Val Thorens | Visit Argentina | Vivencias.
MAIS INFORMAÇÕES:
(11) 3064-2195 | (11) 99204-0688
Email: adriana@boischio.com.br
Credenciamento: www.exposki.com.br
Fotos: Divulgação