O dia 19 de julho marcou o encerramento do curso presencial de Turismo do Centro Europeu – Turma do primeiro semestre de 2023. Foram 132 horas-aula e várias atividades extra-classe em Curitiba e no litoral do Paraná em uma imersão que visa preparar profissionais para atuar como agentes de viagem. E lá estava eu, uma jornalista com 40 anos de profissão, na maior parte do tempo em hard news, entre os aspirantes a profissionais do trade turístico. Mas que diabos eu fui fazer ali?
Tudo começou quando entre amigos, durante uma viagem a Mendoza, surgiu a ideia de abrirmos uma agência de viagem para levar viajantes 60+ a experiências enogastronômicas. Seria um trabalho, mas até certo ponto um prazer, já que faríamos parte desse público e iríamos participar dos programas. Precavida, pensei: OK, estou dentro, mas primeiro vamos aprender a ser agentes de turismo. Entre os cursos profissionalizantes, o do Centro Europeu era o mais recomendado.
Não é um curso barato. Fiz a matrícula em agosto de 2022 e paguei então cerca de R$ 5,5 mil à vista. Acabei cursando só em 2023 por motivos profissionais e agradeço à direção do Centro Europeu por ter aceito postergar meu período de aulas. Mas é um curso com conteúdo denso, professores que têm formação acadêmica, mas também trazem vasta experiência do mercado. O currículo dá uma visão geral do que compete a um agente de viagem fazer, mas vai além na hora de dar ferramentas ao futuro profissional.
Leia também: Fórum Gramado discute segurança pública em destinos turísticos
O que se aprende no curso
Assim, depois de aulas mais genéricas sobre o que é turismo, como ele é entendido atualmente, sobre os efeitos catastróficos da pandemia de covid-19 no setor, vêm os ensinamentos concretos. Como abrir uma agência de viagens, como se registrar no Ministério do Turismo, quais os impostos e taxas que têm que ser pagos, como fazer o marketing, como calcular as comissões.
E nos conteúdos que preparam o futuro agente para atender aos clientes, uma enxurrada de informações sobre a venda de passagens aéreas (com direito a aprender a usar o sistema SABRE, um dos mais importantes do segmento), pacotes de viagens completos e como calculá-los, nacionais ou internacionais, cruzeiros marítimos, meios de hospedagem, viagens de trem, seguro-viagem, aluguel de carro, enfim, tudo o que pode ser oferecido a um viajante.
Ainda deu tempo de vivenciar uma inspeção em hotel, em um produto turístico de sucesso (o passeio de trem da Serra Verde Express), conhecer duas operadoras de turismo e aprender um pouco sobre eventos, intercâmbio e viagens corporativas. Não é pouca coisa.
Serei uma agente de turismo? Hoje, conhecendo melhor a profissão, tenho a certeza de que não é uma atividade para aventureiros. Em tempos de OTAs (agências de viagem online) e um sem número de canais para que os clientes se virem sozinhos para adquirir suas viagens, o agente se diferencia quando oferece um serviço personalizado, muito sério e profissional. Se não for assim, para quê contratar uma agência?
Se tem algo que aprendi a fundo com os professores do curso, sobretudo com a coordenadora, Raquel Pazini, é que o agente é um profissional que conhece muito do que oferece, se dedica a corresponder às maiores expectativas do viajante e sobretudo está disponível para atender muito bem esse viajante antes, durante e depois da viagem.
Se por um lado isso me leva a questionar minha disposição para ser uma agente de viagens, por outro me leva a crer que quem sai do curso para o mercado será um bom profissional. E eu gostarei de ser atendida por qualquer um deles nas minhas futuras viagens.
Opiniões dos meus colegas de turma do curso de Turismo do Centro Europeu
Para não falar sozinha, peguei a opinião de alguns dos meus colegas de turma. Veja o que eles disseram:
Enzzo Henrique Marques Moreira:
Hoje, no auge dos meus 22 anos, digo que amei o curso. Primeiro porque me abriu horizontes que eu nem sonhava. A gente quando pensa em turismo, pensa que é uma coisa muito fechada, restrita. E não é assim. É um meio muito amplo, que adentra lugares e nichos que eu pensei que nunca adentraria. Hoje, conseguindo estagiar dentro de uma operadora e consolidadora, vejo por trás das cortinas. Para mim, foi muito legal, muito engrandecedor. É uma área na qual eu posso dizer que me encontrei.
Igo de Oliveira Santana
Saio com uma impressão totalmente diferente e empolgante do que eu imaginava que era o turismo, do que havia nos bastidores de uma agência de turismo. É muito satisfatório a gente poder ser o elo de ligação das pessoas com o sonho delas de ter aquela viagem tão esperada.
Livia Maria Nóbrega Almeida
Eu não tinha muita expectativa no curso, quando comecei. Até porque eu não queria fazer o curso. Mas depois que comecei eu vi que ele é muto amplo, muito legal de se fazer. Eu indicaria para outras pessoas. É um curso em que você descobre novas áreas, tem novas oportunidades de trabalho. Agora estou trabalhando na BRT, que é uma consolidadora. Então a gente vê tudo como funciona por trás, como são os voos. É um curso muito bacana.
Jean Carlos Cedor
É tudo bastante diferente quando voc|ê entra no curso. Voc|ê tem aquela primeira visão de que dá para você resolver tudo pela internet, mas quando você faz o curso você acaba vendo o outro lado da moeda. A segurança que você passa para o cliente, as normas, onde procurar as ofertas para trazer o melhor ao cliente. É um curso que muda 100% a cabeça de quem faz, porque passa a oferecer tudo com mais segurança ao cliente.
Camylla de Fátima Rodrigues Dantas
Eu achei que o curso super valeu. Incrementou, aprendi coisas novas que eu não sabia. Para minha carreira, valeu a pena.
Thalia Lisboa da Silva
Gostei da experiência. Para mim foi muito bom, trouxe mais conhecimentos. Valeu super a pena.
Monique Bichels
Fazer Turismo sempre foi meu sonho. Iniciei o curso por causa da professora Raquel Pazini. Eu tinha certeza da competência dela. E o curso me supreendeu positivamente, achei que a gente teve oportunidades incríveis, tanto na teoria quanto na prática. Os passeios, o estágio que iniciei agora na BRT, têm sido uma oportunidade do curso. Eu indico o curso para todo mundo que seja apaixonado por viagens e turismo. Terrestre, aéreo, nacional e internacional. É um curso bem completo. Vale a pena
Fernanda Rebelo
Eu vim meio sem querer fazer o curso, mas eu gostei, achei que trouxe coisas que agregaram bastante, na parte administrativa, na parte de conhecer, de uma maneira geral, o que é uma agência de viagens.
Elaine Gomes Rebelo
Sempre fui uma turista. A minha intenção ao fazer o curso seria conhecer um pouco mais e, quem sabe, atuar na área de turismo. Adorei cada aula. Foi uma experiência muito bacana. Vamos ainda pensar se vamos abrir alguma coisa, mas foi uma experiência muito boa.
Renata Amorim
Eu entrei no curso porque estava querendo mudar de área. Eu trabalhava na ciência. E como sempre gostei muito da área do turismo, queria trabalhar na área. Mas não sabia quais eram as possibilidades. O curso abriu muito a minha cabeça nesse sentido. E eu vou investir nessa área com certeza
As disciplinas e os professores do curso
Turismo Contemporâneo – Graziele Ueno Maccopi
Introdução ao agenciamento – Raquel Pazini
Gestão de Agências de Turismo – Claudia de Stefani
Marketing Digital – Thiago Paes
Trens – Ana Paula Lacerda
Locação de veículos – Marcelo Diniz
Cruzeiros Marítimos – Rodrigo Macedo
Passagens Aéreas- Kayle Milze
Sistema Sabre – Raquel Pazini
Meios de Hospedagem – Ana Paula Lacerda
Seguro Viagem – Luciano Bonfim
Forfait e Viagens Internacionais – Raquel Pazini
Pacotes Turísticos Nacionais – Jorge Batista
Cálculos e Viagens em Grupo – Claudia de Stefani
Planejamento Financeiro e Fluxo de Venda – Claudia de Stefani
Turismo Corporativo – Arthur Meyer
Turismo de Intercâmbio – Paulo Grassi
Turismo de Eventos – Eva Blaszczyk
Foto: Centro Europeu
Este artigo sobre o curso de Turismo é uma verdadeira obra-prima! Cada palavra cuidadosamente escolhida e a descrição envolvente proporcionam uma experiência única de imersão no mundo do turismo. Parabéns à Martha por descrever com maestria as nuances e a riqueza dessa área tão fascinante. Fiquei encantada com a abordagem detalhada e apropriadamente embasada, o que torna o texto uma referência valiosa para quem deseja conhecer mais sobre esse campo. Sem dúvida, uma leitura enriquecedora e inspiradora. Bravo!
Obrigada, Monique. Sucesso pra você