O governo da Colômbia criou o selo “Certificado de check-in, COVID-19 biosseguro”, uma certificação cujos principais objetivos são gerar confiança entre viajantes e consumidores , minimizar os riscos de contágio do vírus e incentivar o turismo no país.
Mas a adesão ao certificado não é obrigatória. É voluntária e pode ser utilizada por prestadores de serviços, áreas turísticas e atrações que queiram demonstrar a conformidade com os protocolos de biossegurança após o início da reativação do setor turístico, explicou o ministro do Comércio, Indústria e Turismo, José Manuel Restrepo.
Assim, de acordo com o vice-ministro do Turismo, Julián Guerrero, os empresários podem identificar seus negócios com a imagem do selo e atestar que seguem todas as medidas de biossegurança. “Para que os turistas possam ‘fazer check-in’ com confiança, seja em um hotel, restaurante, bar ou qualquer outro local turístico”, ressalta. A ideia é fazê-los sentir que estão entrando em um espaço protegido.
Além disso, o “Certificado de check-in, COVID-19 biosseguro” foi endossado pela Organização Mundial de Turismo e é o primeiro desse tipo desenvolvido na América Latina.
“Parabenizo a Colômbia por essa certificação de biossegurança, a primeira na região. Manifesto o apoio da Organização Mundial de Turismo à iniciativa. Ela dará confiança aos viajantes e consumidores “, disse Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT.
A certificação será válida por 2 anos e um registro dos prestadores de serviços, atrações e destinos turísticos que receberem o selo será mantido pelo Ministério do Comércio, Indústria e Turismo.
Leia mais no site do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo da Colômbia https://www.mincit.gov.co/