Dois eventos simultâneos transformam Curitiba na Capital Nacional da Felicidade neste final de semana. Após dois anos de ausência devido à pandemia, a capital paranaense volta a sediar o principal evento de bem-estar, qualidade de vida e autoconhecimento da América Latina: o Congresso Internacional de Felicidade, que chega a quinta edição.
O evento acontece nos dias 5 e 6 de novembro no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, e ainda é possível se inscrever pelo site oficial (congressodefelicidade.com.br).
Um dos palestrantes estrangeiros confirmados é Thakur S. Powdyel, ex-ministro da Educação do Butão, país considerado como “o mais feliz do mundo”. Ele falará sobre o índice FIB (Felicidade Interna Bruta, conjunto de indicadores criado em 1972 como uma alternativa ao conhecido Produto Interno Bruto – PIB) e a visão do desenvolvimento sustentável do país.
Já entre os nomes nacionais de destaque estão Monja Coen, o escritor Clóvis de Barros, a médica Ana Claudia Arantes, a filósofa Lucia Helena Galvão, a psicóloga Carla Furtado e o doutor em Filosofia Jorge Trevisol – além do próprio idealizador do Congresso, Gustavo Arns.
Leia também: Começa nesta quinta (3) a Casa Chandon Rio
Atividades de bem-estar, cultura e artes no Festival da Felicidade, em Curitiba
Em paralelo, o Parque Barigui recebe também o Festival de Felicidade, evento que tem a missão de promover o bem-estar, atividades culturais, as artes e a paz, com todas as atrações gratuitas.
São atividades ininterruptas da manhã à noite, revezando no palco com arte, música, mantras, meditação, dança circular, yoga, teatro e muito mais; além de uma feira gastronômica e a Feira Holística com livros, produtos e serviços, onde haverá também sessões de autógrafos com autores palestrantes do Congresso Internacional da Felicidade.
Entre os destaques musicais estão as bandas instrumentais a Maha Banda e o grupo Sons Nikkei: a primeira traz mantras indianos milenares em arranjos ocidentais, numa verdadeira viagem do oriente ao ocidente; a segunda, um trio curitibano formado pelos músicos João Egashira (violão), Lilian Nakahodo (piano) e Saemi Murakami (taiko, shakuhachi e fue), propõe uma fusão musical Brasil–Japão.
O Espaço Yoga oferecerá gratuitamente diversas modalidades, com aulas acessíveis para todos os níveis de praticantes e condução de professores experientes nas suas técnicas: Kundalini Yoga, Hatha Yoga, Yoga Dance, Yoga do Riso entre outras.
O Spa Zen Terapias Integrativas terá atividades que propõem a ampliação da consciência e a mudança de hábitos para uma vida mais saudável e sustentável. Pra crianças e pais, o Espaço Brincando em Família proporcionará atividades gratuitas que prometem muito conhecimento, diversão e conexão, como apresentações culturais, arte com mandala, dança circular com bebês e oficinas sobre comunicação não-violenta.
Gastronomia presente
E, para ninguém ficar com fome, o espaço gastronômico terá diversas opções de alimentação durante todo sábado e o domingo, com comida oriental, asiática e opções vegetarianas. Toda a área do Festival, incluindo a praça de alimentação, é coberta e com amplos espaços com mesas e cadeiras.
Este ano, o Festival terá novidades em parceria com a Prefeitura de Curitiba: no sábado, serão realizadas uma “caminhada” no Parque Barigui, às 10h (concentração no estacionamento do Parque Barigui, na área do antigo Parque Alvorada), e uma “cãominhada”, às 14h (concentração é na Avenida Burle Marx, próximo ao Centro de Eventos Positivo). Também em parceria com a Prefeitura, no estacionamento do parque haverá feira de adoção e microchipagem de animais, atividades para as famílias com brincadeiras infantis e dinâmicas sobre aproveitamento de alimentos.
PRODUTOS E SERVIÇOS – O Festival de Felicidade também contará com a V Feira Holística, que oferece ao público livros, produtos e serviços que visam uma vida mais saudável e o autoconhecimento. “A feira sempre é um grande sucesso junto ao público, pois oferece num mesmo lugar diversas opções de literatura adulta e infantil sobre bem-estar, paz e autoconhecimento; produtos para aromaterapia e massoterapia; vestuário; objetos decorativos e ligados à religiosidade e à cultura da paz e da felicidade”, conta o criador do evento, Gustavo Arns.
Foto: Divulgação/fotografia © 2017 Rubens Nemitz Jr
SERVIÇO
V Congresso Internacional de Felicidade
· 5 e 6 de novembro
· Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui
· Programação e inscrições: www.congressodefelicidade.com.br
V Festival de Felicidade
Atrações e atividades gratuitas, feira de produtos e serviços e espaço gastronômico
· 5 e 6 de novembro
· Parque Barigui
· Programação: www.festivaldefelicidade.com.br