Um whisky made in Brasil é comercializado em 18 países. É o Whisky MacGyver, produzido em alambique, em Minas Gerais, desde 2020. Entre os destinos de exportação estão países do continente asiático e da Europa. O responsável pela façanha é o empresário é Mauro Bonvento, um empreendedor de Foz do Iguaçu, que há muitos anos atua no ramo de importação e exportação, mas que em 2020 viu todos os negócios que operava “praticamente derreter” com a pandemia de covid-19.
Bonvento estudou possibilidades de salvar o patrimônio e de se manter em atividade no momento em que tudo era uma grande incerteza. O empresário afirma que sempre gostou de bebida destilada, mas passou a ver o que antes era consumido por lazer, se tornar uma possibilidade real de negócio.
De início como a maioria dos empresários que entram para o ramo da bebida destilada, Mauro Bonvento até pensou em ter uma destilaria, mas foi quando ouviu falar que era possível ter uma marca de whisky sem ter que investir uma fortuna – Caso levasse adiante o plano de ter a destilaria, que o empreendedor se animou a criar a marca de whisky apostando em uma novidade no mercado da bebida destilada: a terceirização.
Mauro Bonvento se inscreveu em um curso online que ensina qualquer pessoa comum a ter uma marca de bebida destilada. O curso foi criado por Leandro Dias, no início de 2019 e é responsável pelo lançamento de quase 300 rótulos de novas bebidas, no mercado, entre Cachaça, Whisky, Gin, Vodka, Rum, Bebida Alcoólica Mista, Licores e até mesmo drink prontos para beber.
Leandro que é proprietário de uma marca de bebida extra-premium, feita também através da terceirização, resolveu apostar neste mercado. “Eu observei uma alta no número de pessoas que me perguntavam como eu tinha feito a minha marca e então, notei que havia uma oportunidade de mercado”, afirma Leandro Dias, responsável pelo whisky mande in Brasil comercializado em 18 países. O empresário afirma ainda que resolveu compartilhar o que sabe, por acreditar no potencial do mercado de bebida destilada.
De acordo com a Drinks Market Analyses, empresa global especializada na pesquisa de venda e consumo de bebidas, este mercado está avaliado em mais de U$ 1,2 trilhões e nos próximos anos deve crescer ainda mais. “Ou seja, ainda há muitas oportunidades de negócio”, observa Dias.
E a prova de que o mercado está sendo percebido como extremamente aquecido é que desde o lançamento do curso quase 300 novas marcas de bebidas foram lançadas através da terceirização.
Mauro Bonvento segue fazendo negócios. “Estou em contato com compradores de Hong Kong e em breve esperamos ter mais um país asiático apreciando o nosso MacGyver. O feito não é pouco. Hoje há pouquíssimas marcas de whiskies são produzidas em alambique no Brasil, a maioria é feita por grandes empresas e quase todas destiladas no modo industrial. “Quando a gente vê uma pequena marca disputando um espaço que antes era somente para os grandes players do mercado, a gente consegue ter a noção exata da temperatura deste mercado”, completa Leandro Dias.