A Província de Río Negro, na Argentina, acaba de ganhar um novo parque nacional. “Islote Lobos” é um arquipélago rochoso no Golfo de San Matías, a 30 quilômetros da cidade de Serra Grande, na área litorânea da província. O novo parque abriga espécies como leões marinhos de um pelo, pinguins de Magalhães, diferentes tipos de aves marinhas e uma flora resistente à salinidade marinha.
Islote Lobos é o 40º parque nacional da Argentina. Na província de Río Negro, faz companhia ao mais antigo parque nacional do país, o Nahuel Huapi, cujo lago com mesmo nome banha San Carlos de Bariloche, já na região da Cordilheira dos Andes.
O governo de Río Negro festejou a aprovação pela Câmara dos Deputados da lei que cria o novo parque. No Facebook e no Twitter, fez publicações informando que a área protegida provincial agora é parque nacional.
Leia também: Gato andino é flagrado em parque na região de Tacna, Peru
Governo da província comemora criação do parque nacional Islote Lobos
“É LEI! Isolote dos Lobos é o 40º Parque Nacional do país e o segundo de Río Negro.
Esta nova Área Natural Protegida está localizada no Golfo de San Matías, a cerca de 30 km da cidade de Sierra Grande. O objetivo é fornecer proteção adequada à colônia de leões marinhos de um cabelo, a colônia de pinguins de Magalhães, a diversos locais de descanso e nidificação de aves, além de promover o desenvolvimento do turismo na área. O complexo é um ecossistema com grande biodiversidade de fauna e vegetação marinha. A mudança favorecerá o cuidado com os espaços ocupados por leões marinhos e a colônia reprodutiva de pinguins-de-magalhães”, diz a publicação do Facebook.
A agência oficial de notícias da Agentina Télam também noticiou a criação do parque. E deu mais informações sobre o local. “O sítio é um arquipélago formado por seis penhascos rochosos chamados Lobos, La Pastosa, Ortiz Norte, Ortiz Sur, Redondo e De los Pajaros, banhados pelas águas mornas do golfo, no departamento de San Antonio Oeste, a cerca de 50 quilômetros de a cidade de Sierra Grande e Playas Doradas, uma estância balneária famosa pelas suas areias finas geradas por quartzo e sílica que banham uma cor dourada diante dos raios do Sol”, disse a agência.