Há previsão de aumento de 15% em cruzeiros entre Brasil e Argentina. Os números foram apresentados pelo Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina, Inprotur, confirmou durante a WTM Latin América, em São Paulo (SP), que seis companhias de cruzeiros já estão planejando seus roteiros entre entre Brasil e Argentina para a próxima temporada, entre o período de outubro de 2022 a abril de 2023.
Os representantes do turismo argentino esperam aumento de 15% no número de visitantes, principalmente brasileiros, a bordo de navios de grande capacidade. A temporada de cruzeiros entre Brasil e Argentina terá 170 dias ao todo.
Previsão de aumento de 15% em cruzeiros – Durante a feira, o Secretário Executivo do Instituto, Ricardo Sosa, se encontrou com o CEO da International Association of Cruise Lines (Clia), Marco Ferraz, para mapear o segmento e analisar a situação atual dos navios de cruzeiro para a temporada de altas temperaturas.
Na reunião, os representantes da Clia confirmaram que o aumento do número de turistas ocorre com base na programação de navios maiores e que estarão trabalhando por mais tempo.
”Isto é sinal do interesse que existe no nosso país e dos avanços registados na recuperação do turismo receptivo. Deve-se levar em consideração que na pré-pandemia a América do Sul representava apenas 2% de todos os navios de cruzeiro do mundo, portanto temos grande potencial de crescimento”.
”Com a Clia, temos como meta de trabalho ter 93 novos navios até 2027, através dos quais vamos trabalhar no desenvolvimento de novos destinos. O plano é ter navios todo o ano e gerir um maior número de noites de estadia”, afirmou Ricardo Sosa, que estava acompanhado pelo piretor de Promoção, Hernán Vanoli.
A Argentina tem como principal porto para cruzeiros marítimos o de Buenos Aires, mas navios também têm destinos como Rosário e Ushuaia.
Desde a abertura das fronteiras, em outubro de 2021, até o presente, a Argentina recebeu cerca de 400 mil turistas brasileiros, o que significa um aumento de 25% em relação às mesmas datas da pré-pandemia.
As autoridades argentinas também se reuniram com companhias aéreas como Gol, Ethiopian Airlines, Qatar Airways, LATAM, Azul, e com empresas como CVC, Decolar, Braztoa, entre outras.
O espaço da Argentina na WTM Latin America reuniu 30 expositores de segmentos relacionados à cadeia produtiva do turismo. Os prestadores de serviços turísticos foram convocados pela Câmara Argentina de Turismo e tiveram seus espaços de encontro em busca de novos negócios.
https://www.argentina.gob.ar/turismoydeportes/inproturinstitucional