Curiosidades sobre a arquitetura do MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) lançou uma série nas redes sociais que conta sobre a arquitetura e o processo de construção do Museu.

Os posts temáticos fazem parte da ampla programação virtual, com conteúdo educativo e dinâmico, que a instituição tem oferecido ao público desde o início da quarentena, em março.

Isto inclui oficinas artísticas, mediações a exposições, entrevistas e visitas a ateliês de artistas e mostras virtuais, entre outras atividades. Os posts relacionados à arquitetura do Museu, publicados às sextas-feiras, têm tido grande aceitação do público, alcançando 23,6 mil visualizações numa única postagem.

Maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados de área construída e 17 mil de áreas expositivas, o MON é uma das mais arrojadas e espetaculares obras projetadas por Oscar Niemeyer.

Entre as curiosidades descritas nos posts está o processo de construção do prédio do Olho, num intenso trabalho que durou seis meses ao longo de 2002. Idealizado para abrigar um museu, sua estrutura possui 70 metros de comprimento e 30 metros de altura e está apoiada por uma torre de cinco andares. Em paralelo à construção, ocorreu a reestruturação do antigo edifício, projetado por Niemeyer em 1967.

Outro post da série conta que tal prédio foi idealizado por Niemeyer para ser a nova instalação do Instituto de Educação do Paraná (IEP). Este, entretanto, nunca chegou a funcionar no local. Quando a obra foi concluída, em 1978, o prédio passou a servir como sede das secretarias do Estado do Paraná, papel exercido até o início dos anos 2000, quando começaram as negociações para a transformação do espaço num museu de arte.

Oscar Niemeyer tinha então 93 anos. Num primeiro momento, o arquiteto projetou dois espaços cobertos em cima do edifício principal, mas, ao ser informado posteriormente sobre a grandiosidade do terreno, o arquiteto criou outro projeto – o que tinha o anexo em forma de olho.

museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/

@museuoscarniemeyer

YouTube: @museuoscarniemeyermon

Foto Nani Góis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *