Assunção ganha espaço cultural que abriga legado de Roa Bastos

espaço roa bastos assunção

Um novo espaço cultural, que recebe o legado do escritor Augusto Roa Bastos, abriu suas portas no dia 22 de abril em Assunção, capital do Paraguai. Documentos manuscritos, livros dedicados e sua biblioteca pessoal, além de cartas e fotografias, fazem parte do legado doado pela Fundação Roa Bastos à Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI para preservação e exposição neste espaço cultural. A proposta, promovida pela OEI e pela Fundação Roa Bastos, procura preservar e projetar o legado de Augusto Roa Bastos numa perspectiva contemporânea e educativa. As informações são da Agência de Notícias IP.

A iniciativa busca preservar e projetar a memória do escritor paraguaio mais universal, num ambiente aberto ao diálogo entre história, literatura e cidadãos modernos. O novo espaço cultural abriga um valioso acervo de livros de sua biblioteca pessoal, documentos, fotografias, livros dedicados, pinturas, roupas e objetos pessoais de Augusto Roa Bastos, alguns dos quais doados por seus filhos Mirta e Carlos através da fundação.

A proposta deste espaço cultural é um convite a revisitar o escritor agraciado com o Prémio Cervantes em 1989 e autor de Yo el Supremo e El trueno entre las Hojas numa perspectiva experiencial, aproximando o seu legado às novas gerações. A exposição propõe uma leitura contemporânea do pensamento e da obra do autor, cuja literatura continua questionando as realidades do Paraguai e da América Latina.

Fotos: Divulgação

A curadoria foi desenvolvida por Carlo Spatuzza, com projeto gráfico da exposição da arquiteta operacional e patrimonial do Museu de Arte do Rio, Gisele de Paula, em conjunto com sua equipe técnica. Este novo espaço cultural da OEI em Assunção junta-se à rede de museus e centros culturais administrados pela OEI em cidades como Buenos Aires, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia para promover a arte, a memória e a diversidade cultural em um tom ibero-americano.

O Espaço Cultural Roa Bastos abre ao público a partir de quarta-feira, 23 de abril (Dia Internacional do Livro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas dependências do Centro de Formação e Inovação em Políticas Públicas (CeFIPP), localizado na Humaitá 558, Assunção.

Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, o primeiro órgão intergovernamental de cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, fazem parte da organização 23 estados membros e conta com 19 escritórios nacionais, além da Secretaria-Geral em Madrid. Em 2024, foi galardoada com o prestigiado Prémio Princesa das Astúrias para a Cooperação Internacional “pelo seu trabalho frutífero na promoção do multilateralismo e por representar uma ponte significativa nas relações entre a Europa e a América Latina”.

Com mais de 650 projetos em andamento e mais de 400 acordos ativos, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da América Latina. Entre seus resultados, a organização contribuiu para a redução drástica do analfabetismo na América Latina, com uma média de mais de 12 milhões de beneficiários diretos nos últimos 5 anos.

Sobre a Fundação Augusto Roa Bastos

A Fundação Augusto Roa Bastos é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2006, com a missão de preservar a memória do autor, colecionar, proteger e divulgar sua obra, e projetar na sociedade os valores que marcaram sua trajetória intelectual e humana: o compromisso com a identidade cultural latino-americana, a defesa dos direitos humanos e a promoção da leitura como pilar fundamental do desenvolvimento pessoal e coletivo.

Entre os seus propósitos, a Fundação visa promover iniciativas que visem a educação dos jovens, promovendo o acesso ao livro e ao pensamento crítico como ferramentas essenciais para a transformação social.

Leia também: Inhotim apresenta obras fotográficas de artistas indígenas da América do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *