Panamá, um país para conhecer. Veja exigências sanitárias

Panamá City, a capital

Com mais de 1.400 ilhas, um litoral com 2,4 mil quilômetros de praias deslumbrantes ao longo do Pacífico e do Caribe. É o Panamá, que ainda tem belas cadeias de montanhas que dividem o país ao norte e ao sul, proporcionando climas e ecossistemas distintos. Um lugar para você pensar em visitar nas próximas férias. As dicas e fotos são do site oficial de turismo do país, que também dá as informações sobre as exigências sanitárias (leia mais abaixo).

Existem opções aparentemente infinitas de lugares para visitar no Panamá. Escolha entre aventuras na floresta tropical em um país das maravilhas com biodiversidade ou atividades culturais em cidades grandes e pequenas.

Cada uma das 10 províncias do país oferece beleza, história e experiências cativantes. A forma de cobra do mapa do Panamá facilita a viagem. Além disso, exatamente por essa forma, o Panamá é o único país onde você pode ver o nascer do sol sobre o Oceano Pacífico e se pôr no Oceano Atlântico no mesmo dia.

Leia também: Rota do Enxaimel está na lista da ONU

O que ver no Leste do Panamá

A área mais populosa do Panamá fica na parte oriental do país. A Cidade do Panamá, a vibrante capital do país na também chamada Província do Panamá, é o centro da região e a porta de entrada para tudo no país.

Esta cidade metropolitana é onde os feitos da tecnologia, como o Canal do Panamá e dezenas de arranha-céus, coexistem com exibições deslumbrantes da natureza – afinal, a Cidade do Panamá é a única capital no mundo com uma floresta tropical e uma maravilha do mundo moderno dentro seus limites da cidade, além de dois locais de patrimônio mundial da Unesco.

Da capital, você pode encontrar acesso às selvas da província de Darien ao leste, bem como às áreas de resort de praia popular do Panamá Oeste e Riviera Pacifica mais a oeste ao longo da rodovia Pan-americana.

Também é possível visitar facilmente a costa caribenha e vivenciar o início da história do Panamá na cidade de Colon, visitar as comunidades indígenas nas ilhas San Blas e testemunhar algumas das vistas mais deslumbrantes do Caribe.

A Região Central

Dirigindo-se à área central do Panamá, você chega à Província de Cocle. Com quilômetros de praias isoladas e pequenas cidades montanhosas que valem a pena explorar, Cocle é um excelente local para o ecoturismo.

A província de Herrera é um destino discreto com seu próprio charme. Sua maior cidade, Chitré, é o centro de compras da região. A pequena cidade vizinha de La Arena é conhecida como o centro artesanal do Panamá, onde você pode voltar no tempo e testemunhar ceramistas, entalhadores e até padeiros preparando pães e guloseimas tradicionais.

Na província de Los Santos, você encontrará a pequena cidade de Las Tablas, um ponto de encontro para se estar durante o carnaval todos os anos.

Na ponta da Península Azuero fica a pequena cidade perfeita de Pedasi, onde restaurantes, acomodações, praias tranquilas e a praia de surfe próxima, Playa Venao, atraem visitantes internacionais todos os anos.

A província de Veraguas é a única província do Panamá que faz fronteira com o Oceano Pacífico e o Caribe. A não perder aqui é o Parque Nacional Coiba, um Patrimônio Mundial da UNESCO, que possui 38 ilhas repletas de vida marinha. A vila de Santa Catalina é mundialmente conhecida como um paraíso do surf.

Você também encontrará a pequena cidade tranquila de Santa Fé em Veraguas, famosa pela caça às cachoeiras. Esta região montanhosa se tornou um refúgio para mochileiros para aqueles que buscam uma maneira tranquila de vivenciar a vida panamenha.

Cocle

O que ver no Oeste do Panamá

No lado oeste do Panamá fica a província de Chiriquí, uma das províncias mais acessíveis do país. Pequenos vilarejos e cidades pontilham as terras altas até as terras baixas. David é a capital da província e a segunda maior cidade do país.

Meia hora em direção ao planalto está a pitoresca cidade de Boquete, o centro cultural da área que oferece restaurantes requintados e todas as coisas que envolvem aventura.

O vulcão Baru, o único vulcão do Panamá, encontra-se nesta província e sua majestade sombreia os vales abaixo. O Golfo de Chiriquí é um parque marinho nacional designado, onde você pode mergulhar ao longo dos recifes de coral ou fazer uma caminhada isolada.

E por último, Bocas Del Toro, uma província do Caribe que fica parcialmente no continente e se espalha por nove ilhas. É o destino mais popular do Panamá graças às ilhas tropicais, com fácil acesso a praias de tirar o fôlego.

Bocas, como é carinhosamente chamado, tem uma vibração caribenha própria que você simplesmente deve experimentar. Faça questão de ver a vida selvagem em lugares como Starfish Beach, Nivida Bat Cave e San San Pond Sak; e você também deve experimentar a deliciosa culinária afro-caribenha e participar da agitada vida noturna.

Bocas del Toro

Covid-19: veja o que o Panamá exige do viajante

O Panamá está aberto a viajantes internacionais, tendo a segurança e a saúde dos turistas e locais como prioridade, segundo o governo.

Viajantes não vacinados deverão apresentar teste Covid-19 negativo para ingresso. Para obter mais informações sobre os requisitos de entrada e teste, consulte a guia Antes de viajar.

Os viajantes não vacinados que chegam de ou que transitaram por países de alto risco nos últimos 15 dias deverão ficar em quarentena por 72 horas em um hotel, e o custo da estadia deverá ser totalmente coberto pelo viajante. Para obter mais detalhes e uma lista atualizada de países de alto risco, certifique-se de verificar a seção Chegando de um país de alto risco? do guia.

Há toque de recolher noturno em algumas províncias, mas todas as atrações estão abertas durante o horário de mobilidade. Para obter mais detalhes, consulte a guia Locomovendo-se e durante sua visita.

As máscaras são obrigatórias em todos os momentos, independentemente do estado de vacinação, exceto para remoção momentânea para fins de identificação, e encorajamos todos os viajantes a respeitarem a distância social de 2 metros tanto em ambientes internos quanto externos.

Última atualização em 30 de novembro de 2021 Os protocolos serão atualizados conforme a necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *